TRABALHO DE QUIMICA

Páginas: 10 (2355 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015


Fontes
Alternativas
De
Energia

Colégio Estadual Senhor do Bonfim DataProfessor: Sônia Alunos: Gisele Soares e Mateus LimaTurno: Matutino Série: 3
Turma : E









INTRODUÇÃO
As Energias Alternativas são aquelas surgidas como soluções para diminuir o impacto ambiental e para contornar o uso de matéria prima que normalmente é não renovável no caso da energia convencional, como o carvão e petróleo, por exemplo.
Existem algumas delas quejá alcançaram grandes avanços e estão bastante difundidas. A Energia Solar e a Energia Eólica vêm tomando lugar antes ocupado pela energia elétrica convencional com custo menor, e como a vantagens de ser grátis, precisando apenas de um investimento inicial.


Fontes Alternativas de energia
São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes tradicionais de energia (petróleo, gásnatural, hídrica e carvão mineral principalmente). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.
A energia é indispensável à sobrevivência diária, pois proporciona “serviços essenciais” à vida humana e sobre tudo imposto. Os sistemas de energia alternativa aindase encontram num estágio de desenvolvimento relativamente primitivo. Mas já oferecem ao mundo fontes de energia primárias potencialmente enormes, sempre sustentáveis e, de alguma forma, sempre à disposição.
Desperdiça-se grande quantidade de energia devido à ineficiência de planejamento e ao funcionamento dos equipamentos usados para converter a energia aos serviços necessários.
Existem outrasfontes de energia primárias, tais como: energia solar, eólica, das marés e das ondas ou hidráulica, madeiras, vegetais, esterco, quedas d’água, fontes geotérminais, além da força muscular humana e animal, essas são as fontes de energia renováveis.

Energia Solar
Energia solar é aquela proveniente do sol (energia térmica e luminosa).
Esta energia é captada por painéis solares, formados por célulasfotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Vantagens:
É renovável;
Energia limpa;
Não precisa de grandes áreas;
Baixas necessidades de manutenção;
Desvantagens:
O armazenamento das placas;
Elevada dependênciaclimática;
A placa depende muito dos minérios;
O Brasil é um dos países com maior potencial do mundo no tocante à geração de energia proveniente dos raios solares. Isto é explicado pelo fato de termos um vasto território com grande incidência dos raios do Sol.


Energia Eólica
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nasembarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).
Como é gerada?
Por grandes turbinas (aero geradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • Trabalho de quimica
  • TRABALHO DE QUIMICA
  • Trabalho quimica
  • Trabalho de química
  • Trabalho de Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!