ARTE educação em contextos de periferias urbanas

Páginas: 12 (2943 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015

Arte-educação em Contextos de Periferias Urbanas: Um Desafio Social
Pesquisas sobre educação brasileira: desigualdade e diversidade

Autora: Roseli Machado Lopes do Nascimento (M)
Orientadora: Josildeth Gomes Consorte
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduaçãoda Fundação Ford – Turma 2007.

Palavras-chave: Arte-educação, Relações Raciais, Educação junto à infância e Juventude
Email: roselha 22@yahoo.com.br

No decorrer das últimas décadas, a Educação Complementar ou Educação Não Formal assumiu importante espaço nas ONGs (Organizações Não Governamentais) e nos trabalhos sócio-educativos desenvolvidos diretamente pelo poder público brasileiro,particularmente nas práticas de Arte-educação. Englobando inúmeras linguagens artísticas tal atividade é destinadas a ocupar os horários intercalados a atividades da escola pública fundamental. Tais trabalhos acontecem, predominantemente, nas periferias dos centros urbanos, ou ainda nas regiões de cortiços dos centros urbanos. Ali, a maior parte da população negra, migrante e/ou descendente de migrantesnordestinos, vivencia aquilo que José de Souza Martins chamaria de “contextos de inclusão perversa” (MARTINS, 1997). A referida dissertação buscou, assim, entender o fenômeno Arte-educativo em contexto de periferia urbana, particularmente na cidade de São Paulo e mais especificamente numa periferia urbana inserida no distrito do Grajaú.
Em tais espaços, os desafios sociais se apresentam de formasmúltiplas, deixando à tona uma questão específica: Como a Arte, e a Arte-educação mais especificamente, podem possibilitar uma inclusão não perversa (uma inclusão de fato e de direito) que auxilie na correção da desigualdade e discriminação da sociedade vigente?
A presente pesquisa tratou de averiguar os termos e as metodologias por meio das quais as comunidades periféricas já explicitadas vêmsendo alcançadas por ações arte-educativas, particularmente no tocante ao fenômeno social aqui designado como “relações raciais”.

Justificativa
Inúmeras questões estão imbricadadas nestas ações em Arte-educação e marcam a atuação do profissional em seu cotidiano. A partir da observação do cotidiano dos espaços onde ocorrem as atividades arte-educativas, bem como do desenvolvimento de cursos eworkshops que oferecemos sobre o tema fica latente a seguinte questão: que referenciais críticos orientariam sua atuação no dia a dia? Tal questão se faz primordial tendo em vista a extensão e profundidade do fenômeno Arte-educativo e o papel antropológico da Arte. Se é na Arte que o humano se reconhece como o construtor de si próprio, apesar da vida e de suas agruras, é tambem na Arte que podeencontrar o potencial de compreender e desenvolver alternativas para sua vivência e transformação de sua realidade.

Referencial teórico ou conceitual
Fazendo uso daquilo que se poderia chamar de “efeito Ilha das Flores” o referencial teórico buscou fortalecer e elucidar os aspectos ligados à questão das relações raciais no Brasil em suas múltiplas e interdiciplinares formas na atuação doArte-educador em contextos de periferias urbanas. Tal qual um mingau que se come pelas bordas, os constructos foram sendo apresentados ao leitor do ponto de vista considerado mais genérico (vulnerabilidade, pobreza, inclusão/exclusão entre outros) ao tomado como mais específico (estigmas, preconceitos, discriminação, racismo e suas implicações sociais entre outros). Assim sendo, O presente trabalhoindicou alguns marcos referenciais a serem tomados como base pelo leitor para o entendimento das questões sociais que se apresentam no contexto das periferias urbanas brasileiras, particularmente na metrópole paulistana.
O núcleo duro do referido texto procurou trabalhar os conceitos de Cultura, desenvolvidos e analisados à luz de uma contextualização antropológica e urbana de Geertz e Magnani. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Periferias urbanas
  • Territórios Infantis em Periferias Urbanas
  • arte urbana
  • ARTE URBANA
  • Arte Urbana
  • Arte Urbana
  • arte urbana
  • Arte Urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!