metodologia de c lculo de perdas t cnicas e comerciais

Páginas: 6 (1433 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
SEMINÁRIO INTERNO DE ATIVIDADES TÉCNICAS DA CEB – SITEC 2003



Metodologia de cálculo de perdas técnicas e comerciais


JOSÉ HENRIQUE DE OLIVEIRA VILELA



RESUMO - O trabalho apresenta a metodologia desenvolvida para avaliação das perdas técnicas e comerciais por circuito alimentador da CEB. As perdas segundo sua origem podem ser técnica ou comercial, e segundo sua natureza podem ser dedemanda e de energia.

As perdas comerciais são dividas a roubo, ausência de medidores, fraudes, desatualização de cadastro,erros no faturamento.

Na CEB as perdas técnicas de demanda e de energia são calculadas em quatro componentes: - perdas na rede primária, na secundária, nos transformadores e perdas miscelâneas. Esse cálculo é mensal e feito com a ajuda da ferramenta Georede.

Com esses valores deperdas técnicas, valores de energia acumulados medidos nas saídas dos alimentadores e valores de leitura de energia dos consumidores, é possível com boa precisão a avaliação das perdas comerciais por circuito.

Os principais fatores que geram distorções e imprecisões nos resultados, na metodologia da CEB e nas demais, são: - diferentes rotas de leitura, não coincidência entre os períodos demedição dos consumidores e da energia na saída dos alimentadores, manobras executadas transferindo cargas entre circuitos, dificuldades de obter fatores de carga e de perdas, sazonalidades, necessidade de um cadastro preciso.

No caso da CEB, para que sejam calculadas as perdas técnicas, é necessária uma boa base cadastral, contendo informações como resistividade de cabos das redes primárias esecundárias, localização exata dos consumidores, fases, comprimentos, potências dos transformadores...

INTRODUÇÃO – As perdas técnicas ocorrem por efeito joule nos condutores das redes prímárias e secundárias, nos enrolamentos de cobre dos transformadores, nas conexões e emendas, nos ramais de ligação. Também ocorrem perdas técnicas no ferro dos transformadores, em fugas de correntes, nas bobinas dosmedidores de energia, nos capacitores e em outros equipamentos, além de diversas outras como efeito corona. Dessas perdas técnicas, normalmente podem ser calculadas as perdas nos circuitos primário e secundário e as perdas nos transformadores. As demais perdas normalmente são estimadas. No cálculo desenvolvido para a CEB são denominadas miscelâneas as diversas perdas como em ramais de ligação,bobinas de medidores, fugas em árvores, isoladores, conectores, para-raios, reguladores, capacitores, etc. As perdas nos circuitos primários e secundários são calculadas utilizando as correntes, o comprimento e as resistividades em cada trecho. As perdas nos transformadores são calculadas pela soma da perda a vazio, parcela fixa, com a perda em carga, parcela variável.

Nas saídas dos circuitosalimentadores na CEB há medições de energia e demanda. Esses valores com as informações de faturamento e o cálculo estimativo das perdas técnicas, pode-se estimar as perdas comerciais. As perdas comerciais representam financeiramente um prejuízo muito maior que as perdas técnicas.

METODOLOGIA

Para o cálculo das perdas por efeito joule nos condutores das redes primárias e secundárias, utilizamos ascorrentes em cada trecho.
As correntes são calculadas a partir da conversão do consumo faturado (kWh) em demanda (kVA). Essa demanda é então convertida em corrente (A).
Para cada trecho das redes primária e secundária temos cadastrado o comprimento, o tipo de cabo ou bitola e a resistividade.

A perda nas redes primária e secundária são calculadas pela fórmula abaixo:

Perda primária =Comprimento * Resistividade * Corrente_primária^2.

Perda secundária = Comprimento * Resistividade * Corrente_primária^2.
No entanto, na rede secundária o cálculo leva em conta as fases dos consumidores. São portanto calculadas as perdas atuais e as perdas balanceadas.
Uma vez que há circulação de corrente pelo neutro, a demanda máxima no condutor neutro é calculada pela fórmula abaixo:
Dem_Max_neutro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escrita dos c lculos e a t cnica operat rias
  • C LCULO T CNICO
  • Memorial de C lculo M quinas T rmicas
  • Metodologia Ci Ncias E Normas T Cnicas
  • C Lculos
  • T Cnica
  • B sico T cnica Fotogr fica c pia
  • Unidade Web 4 Metodologia Ci Ncia E Normas T Cnicas Exames

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!