O valor do negro na sociedade brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos antropológicos revelam que a origem da humanidade se dá na África, portanto, a história do negro brasileiro não deve ter início com o tráfico de escravos. É uma história bem mais antiga.Conhecer como era a vida em seu continente de origem é fundamental para entender como foi possível que milhões de homens, mulheres e crianças fossem aprisionados e trazidos nos porões de naviosdestinados aos nossos portos. Por isso, para compreendermos a trajetória dos negros brasileiros é preciso saber de onde vieram e como viviam.
Quando, os europeus desembarcaram no litoralafricano eles se deparam com modos de vida bem diferenciado dos seus. Entre os africanos a organização social e econômica girava em torno de vínculos de parentesco em grandes famílias, da coabitação devários povos num mesmo território, da dominação de um povo por outro. A vinculação por parentesco a um grupo era uma das mais recorrentes formas de se definir a identidade de alguém. A posição social daspessoas era dada pelo seu grau de parentesco em relação ao patriarca ou à matriarca da linhagem familiar. Nessas sociedades a coesão dependia, em grande parte, da preservação da memória dosantepassados, da reverência e privilégios reservados aos mais velhos e da partilha da mesma fé religiosa com um culto geralmente voltado a seus ancestrais.
No continente africano havia povos poderososcomo os Malis, outros bem consolidados como os Kongos, mas também pequenas aldeias agrupadas por laços de descendência ou linhagem. Ainda havia os grupos nômades, agricultores ou pastores que sedeslocavam dependendo sempre das condições climáticas que os obrigavam a procurar outros lugares. O território africano era muito grande em comparação a ocupação populacional. Entretanto, na tentativa deexpandir seus reinos e garantir a sobrevivencia de seus povos, ocorriam muitas disputas pelos acessos aos rios e ao controle sobre estradas ou rotas, com isso podiam surgir conflitos e guerras...
tracking img