“Auto da barca do inferno”: dicotomia entre o bem e o mal para uma reflexão existencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“AUTO DA BARCA DO INFERNO”: DICOTOMIA ENTRE O BEM E O MAL PARA UMA REFLEXÃO EXISTENCIAL

Gabriela Fernandes de Melo²

Marineis Merçon³

1 DESCRIÇÃO DO CASO

O Auto da Barca do Infernoretrata a história de um julgamento, juízo final. O caráter maniqueísta perdura por toda obra nas figuras das duas barcas e dos seus respectivos guias, a barca do céu, ou paraíso, é guiada pelo anjo ea barca do inferno é guiada pelo diabo. Satirizando o juízo final, Gil Vicente aplica em sua obra um forte apelo moral ao criticar os valores da sociedade da época como ganância, tirania, luxúria,avareza, falso moralismo religioso, prostituição e corrupção.

Os personagens têm a comum vontade de entrar na barca do anjo, porém são julgados por ele pelos seus valores terrenos e acabamsendo aceitos apenas na barca do diabo. O único que consegue seguir para o paraíso é o parvo devido à sua ingenuidade e humildade, caráter julgado pelo anjo como capaz de ir para o céu.

2 QUESTÕESPARA ANÁLISE

1. ANALISE A ESTRUTURA DA OBRA: ESTILO, GÊNERO LITERÁRIO, CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL.

Quanto ao estilo da obra podemos dizer que seus versos heptassílabos são escritos em tomcoloquial, onde a fala de cada personagem denuncia sua condição social. Caracteriza-se pelo gênero dramático onde um único ato é dividido em várias cenas, pois a ação da peça se dá no mesmo espaço ecom duas personagens fixas, o anjo e o diabo. O contexto histórico-social é a transição da Idade Média e Idade Moderna, por isso os valores das duas épocas se chocam, como exemplo temos o cunhoreligioso dos medievais e a crítica social que é mais presente na moderna.

2. COMO GIL VICENTE TRATA A DICOTOMIA BEM X MAL? QUAIS REFLEXÕES SÃO ATEMPORAIS NESSA DICOTOMIA?

Gil Vicente traz ocaráter maniqueísta da sua obra exprimindo a supremacia do poder divino, característica dos valores medievais, pois a forte influência do cristianismo impunha à sociedade da época que Deus era...
tracking img