Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO MAX WEBER
Max Weber é representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais. Defendia a idéia de que uma Ciência Social não poderia reduzir arealidade empírica à leis, pois tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, o cientista se vale de diversos fatores ligados à realidade dos fatos, assimcomo, a seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular.

Interesse pela história. Encara a história como fundamental para se compreender as sociedades. Oposto à visão histórica doPositivismo, na qual a história é uma sucessão de fases evolutivas, o processo de evolução da humanidade.

O todo (a sociedade) é o resultado da interação entre os indivíduos; ele é complexo eininteligível: o conhecimento que a Sociologia produz é sempre parcial – sobre uma parte da realidade.

Para Weber os fatos sociais são irredutíveis a um conjunto de leis (oposto ao Positivismo, que visajustamente conhecer as leis que regem a sociedade). A sociedade não pesa sobre os indivíduos, ela se veicula entre eles, não há oposição entre indivíduo e sociedade; são os indivíduos que vivenciam asnormas sociais; estas se concretizam quando se manifestam em cada indivíduo.

O sociólogo trabalha apenas com a realidade e busca características em comum na sociedade, sendo assim, a elaboração deum instrumento que auxilie na busca da compreensão dos comportamentos sociais, é fundamental. O tipo ideal é um modelo de interpretação-investigação, e é a partir dele que o cientista social iráanalisar as sociedades e as formas de ação. O Tipo ideal: instrumento de análise que não corresponde a uma realidade.


AÇÃO HUMANA ( é plena de significado ( instituições e os processos da culturahumana. Visão contrária da ciência social como propondo normas e ideais obrigatórios dos quais seja possível derivar receitas para a prática. Não nega a existência dos juízos de valor, mas os incorpora...
tracking img