Estudo de caso petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uso estratégico do sistema de informação gerencial: estudo de caso da Petrobrás na unidade de negócios da bacia de Campos (UN-BC)
Simone Vasconcelos Silva (ISECENSA) – simonevsinfo@yahoo.com.br • Rua Aguinaldo Machado, 333 – Jockey Club – CEP 28020-130 – Campos dos Goytacazes-RJ Jhonathan Boechat Barreto (ISECENSA) – jhonboechat@yahoo.com.br Camila Rangel da Paixão (ISECENSA) –camila.paixão@hotmail.com Fernanda do Carmo Silva (ISECENSA) – adnanfer14@yahoo.com.br Lucimara Silva Nogueira (ISECENSA) – lucimaranogueira@yahoo.com.br

Resumo Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI) que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações. Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias dasorganizações, é necessário que haja foco na sua eficácia, nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações. Diante disto, este presente trabalho busca analisar o sistema de informações gerenciais (SIG) da Petrobrás e o seu impacto na Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC). Para tanto, foi feito um levantamento teórico sobre TI eSIG, discutindo alguns conceitos e discorrendo acerca da importância dos mesmos para as organizações. É apresentado também, um estudo de caso sobre o papel desenvolvido pelo SIG na UN-BC e como ele colabora para a sustentabilidade da empresa. Palavras-chave: Tecnologia, Sistemas, Informação. Abstract There is a great expectation concerning the applications of the Information Technology (IT), whichcreates new alternatives of business-oriented strategies and new possibilities for the organizations. In order to evaluate the impacts of the IT on the operations and strategies of the organizations, some focus on its efficacy as well as on the results originated from the IT application regarding the objectives, goals and requirements of these organizations is needed. xx This paper tries to analyzePetrobrás’ Management Information System (MIS) and its impact on the Business Unit of Campos Basin (UN-BC). xx A theoretical survey was performed on IT and MIS discussing some concepts and reporting their importance xx for the organizations. A case study on the role developed by the MIS in the UN-BC is also presented as well as its collaboration for the sustentability of the enterprise. Keywords:Technology, Systems, Information.

Data de recebimento: 24/11/2006 Data de aprovação: 28/12/2006

Uso estratégico do sistema de informação gerencial: estudo de caso da Petrobrás na unidade de negócios da bacia de Campos (UN-BC)

GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas – Ano 2, vol. 3, mai-jun/07, p. 133-142

1. INTRODUÇÃO
A importância da informação dentro das organizaçõesaumenta de acordo com o crescimento da complexidade da sociedade e das organizações. Em todos os níveis organizacionais (operacional, tático e estratégico) a informação é um recurso fundamental. A eficácia no tratamento da informação depende, em grande parte, da forma com que ele é administrado e do bom entendimento de certos conceitos e relações. Não é concebível que um importante e “caro” recurso,não seja tratado com um grau de seriedade e competência, que assegure à organização, na figura dos usuários, um bom suporte informacional. Alguns autores, como Alter (1992), fazem distinção entre Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, restringindo à primeira expressão apenas os aspectos técnicos, enquanto na segunda corresponderia as questões relativas ao fluxo de trabalho, pessoas einformações envolvidas. Outros autores, no entanto, usam o termo Tecnologia da Informação abrangendo ambos os aspectos, como é a visão de Henderson & Venkatraman (1993). A TI evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo, para um papel estratégico dentro da organização. A visão da TI como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as...
tracking img