Cores na arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DAS CORES NA ARQUITETURA

ARAÇATUBA-SP
2013
1- Título:

O uso das cores na Arquitetura.

2- Justificativa:

A presente pesquisa é focada no uso das cores naarquitetura, trata-se da utilização destas nos ambientes, fachadas, construção civil, em geral.
O estudo da cor como linguagem pode estar relacionada diretamente com a comunicação visual, mas também estáapoiada nos estudos científicos como: da Fisiologia, psicologia, sociologia, semiótica e das artes.
Possui a capacidade de liberar a imaginação criativa do homem.
Este trabalho apresenta relações no usode cores na arquitetura e suas possíveis influências sobre os usuários.
A cor é um elemento de comunicação visual, tem como característica: marcar, organizar e facilitar a leitura de um ambiente,ajudando também a criar uma memória visual. A cor é um fator de estímulo num ambiente e as pessoas buscam estímulos o tempo todo.
Tem influência na percepção da harmonia dos espaços e no bem estar dousuário. Podemos utilizá-la com diversos fins: favorecer desempenho, relaxamento e atividade.
Ao tratar de sua aplicação na arquitetura devemos contextualizá-la no espaço, levando em conta outrascaracterísticas deste, como: área de aplicação da cor, temperatura do ambiente (o que pode alterar a percepção do espaço) e, principalmente, qualidade e quantidade de iluminação fornecida.

3-Problematização:

O mau uso das cores em certos ambientes pode induzir o comportamento do ser humano, influenciando no mal estar, fadiga, irritações.
As cores devem ser em relação à função do espaçoprojetado. Por exemplo, a cor vermelha tende a excitar e, se o tempo de exposição a ela for muito longo, pode irritar. Assim, por que pintar de vermelho uma parede de um ambiente onde se deseja que aspessoas permaneçam por mais tempo? Já num restaurante, tipo fast-food, o uso desta cor teria coerência com a finalidade do espaço, por favorecer a rotatividade dos usuários.
Sabe-se, por exemplo,...
tracking img