Arquitetura do core 2 duo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Entendendo a arquitetura
Apesar de possuir um desempenho por ciclo de clock muito superior ao do Pentium 4 e do Pentium D, superando-os em muitas aplicações, o Yonah era um processador mobile e por isso era limitado a frequências de operação relativamente baixas.
Surgiu então o Conroe, uma versão aperfeiçoada do Yonah, com foco no uso em desktops, que deu origem às primeiras versões do Core 2Duo, lançadas em junho de 2006. Embora seja um chip radicalmente diferente, ele foi produzido utilizando a mesma técnica de 0.065 micron utilizada na produção do Cedar Mill e do Presler. Foi mantido também o mesmo encapsulamento, o mesmo barramento de dados e o uso do soquete LGA-775.
Praticamente todas as placas soquete 775 produzidas a partir de 2006 oferecem suporte ao Conroe, embora muitasprecisem de um upgrade de BIOS. O grande problema são as placas antigas, que incluem quase todas as placas produzidas em 2004 e 2005 e parte das placas produzidas nos primeiros meses de 2006.
O Core 2 Duo precisa de uma placa com um regulador de tensão compatível com a especificação VRM 11, que foi finalizada apenas em 2006. Sem um regulador de tensão compatível, a placa não tem como gerar astensões utilizadas pelo processador e acaba sendo incompatível, mesmo que utilize um chipset compatível e um BIOS capaz de reconhecer corretamente o processador.
Todos os Core 2 Duo utilizam o soquete 775, sem nenhum tipo de compatibilidade com as antigas placas soquete 478, que ficam limitadas aos Pentium 4 e Celeron D.

Core 2 Duo
Apesar das melhorias na arquitetura, o Conroe ainda não incluiu umcontrolador de memória integrado, que continuou sendo uma exclusividade dos processadores da AMD até a introdução do Core i7, em 2009.
A presença do controlador de memória foi uma arma importante para o Athlon 64 e o Athlon X2, já que permitia que eles trabalhassem com tempos de acesso consideravelmente mais baixos à memória RAM, ajudando assim a reduzir a pressão sobre os caches. O Athlon 64também levava vantagem por possuir 128 KB de cache L1 (64k dados + 64k instruções), o dobro do Conroe, que possui apenas 64KB (dividido em dois blocos de 32 KB, para dados e instruções):

Foto de divulgação da Intel que mostra o encapsulamento do processador
Em compensação, o cache L1 do Conroe trabalha com 8 linhas de associação, contra apenas duas do Athlon 64. Isso torna o cache maiseficiente, aumentando a probabilidade da informação necessária ser encontrada. A segunda vantagem é o massivo cache L2, que além de maior, é acessado através de um barramento de dados de 256 bits, muito mais largo que o usado no Athlon 64 (que usa um barramento de 128 bits). Uma observação é que o Conroe voltou a utilizar um cache L1 tradicional, sem vestígios do "trace cache" usado no Pentium 4, quearmazenava instruções decodificadas.
Até o core Manchester, a AMD utilizava um cache L2 com 12 tempos de latência, o que representava uma pequena vantagem em relação ao Conroe, que adotou o uso de um cache L2 com 14 tempos. Apesar disso, a partir do core Brisbane, a AMD passou também a utilizar um cache L2 com 14 tempos, o que equilibrou a balança. Para efeito de comparação, o Prescott utilizava umcache L2 com absurdos 28 tempos de latência, muito mais lento que ambos.
A maioria das versões do Core 2 Duo utilizam bus de 1066 MHz (4x 266), o que ajuda a reduzir a latência do acesso à memória, reduzindo a vantagem do Athlon 64 neste quesito. Aparentemente, a Intel chegou à conclusão de que o novo cache, combinado com o uso de memórias DDR2 ou DDR3 de baixa latência ofereciam um desempenho "bomo bastante" no caso do Conroe, tornando desnecessário o uso de um controlador de memória integrado.
Muitas das melhoras estruturais do Conroe em relação ao Pentium 4 e processadores anteriores da Intel já estavam disponíveis no Dothan e Yonah, mas vou abordá-las em conjunto para simplificar a explicação.
Uma das melhoras mais significativas da plataforma Core é o recurso batizado de...
tracking img