O uso de objetos mediadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


INTRODUÇÃO

O conceito de mediação tornou-se bastante presente no discurso Pedagógico. Observa-se, porém, que,muitas vezes, o termo mediação tem sido utilizado de uma maneira restrita, apenas como sinônima de ajuda do professor aos alunos na realização de atividades escolares.
O conhecimento de fatos passados acontece por meio de mediadores culturais, discursos e fonte. Em resumo, não podemos pensar hoje em ensinar História, sem refletir a cerca das metodologias que nortearão o trabalhopedagógico do educador. Quanto maior o número de mediadores culturais, ou objetos mediadores e as estratégias metodológicas, mas significativo e prazeroso será o processo de ensino-aprendizagem.
Porém é importante ressaltar, que esses objetos mediadores não devem ser usados de forma aleatória, pelo contrário, é necessário traçar as metas e estratégias, adequando-os a faixa etária e ao nívelde aprendizagem do aluno. Cabe ao professor adequá-los a metodologia proposta para cada tema trabalhado em sala de aula.





DESENVOLVIMENTO[pic] Pedro Américo de Figueiredo e Mello. Independência ou Morte, 1886-88. Museu Paulista

ANÁLISE DE IMAGENS HISTORICAS
SÉRIE- 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO- 50 MINUTOS
TEMA DA AULA - A Independência do Brasil
OBJETIVO ESPECIFICO -Estimular a reflexão histórica através do estudo. Possibilitar a compreensão dos papéis dos fatores políticos, econômicos, sociais e culturais envolvidos nesses processos. Despertar o interesse do aluno pelo estudo da História, possibilitando, na leitura e análise dos textos, a compreensão das especificidades de cada civilização.
OBJETIVO-
-Analisar o contexto econômico, social e político de um fatocom base num documento iconográfico (nesse caso, a independência do Brasil).
-Compreender o processo histórico por meio dessa análise.
-Desenvolver o pensamento crítico.
- Relacionar a análise das imagens com o estudo dos textos.
-Compreender a noção de que a História pode ser contada de diversas formas. 


MATERIAL NECESSÁRIO-
Cópias da reprodução do quadro Independência ou Morte, dePedro Américo.

Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Antecipar a atividade para os alunos com deficiência intelectual, para que eles já cheguem à aula sabendo do assunto a ser tratado, assim terão menos dificuldade com o assunto. O aluno com deficiência consegue perfeitamente identificar o autor da obra, o ano, e fazer observações sobre o elemento da tela. O trabalho em duplastambém contribui.
Relacionar o quadro a outras obras sobre a independência, como músicas, fotografias e textos, é útil para reforçar as aprendizagens. Se o aluno não for capaz de fazer uma dissertação, pedir que escreva listas de elementos importantes - personagens, fatos do período etc. - ou produza um texto mais simples. O importante é que ele participe dos debates com a turma e possa expressarsua opinião, contribuindo com o grupo.

DESENVOLVIMENTO
Dividir a turma em duplas. Antes de iniciar fazer uma pesquisa sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, o que os alunos acham, pensam ou já ouviram falar sobre a independência do Brasil. Distribuir as cópias da reprodução e pedir que identifiquem o autor e a data. No caso da reprodução, sempre se deve colocar abaixo daimagem: o nome da obra, o autor, o ano de produção e o local em que ela se encontra. Questionar os alunos sobre o ano de execução da obra. Se é o mesmo da proclamação da independência? Após responderem, mostrar que esse é um exemplo de documento feito por um artista bem depois de o fato ter ocorrido e que representa a interpretação dele a respeito de um momento passado. Em seguida, encaminhar a...
tracking img