Nr - 18

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENGENHARIA CIVIL – N07

ALANA JOANINE DE ANDRADE LEÃO
GABRIEL GUEDES DE CARVALHO
ÍKARO DAMIÃO HORA SOUSA
LÚCIA BEATRIZ COSTA SOUZA
THAÍS DE LEMOS FARIAS DA SILVA

SEMINÁRIO
NR 18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Aracaju
2012
ALANA JOANINE DE ANDRADE LEÃO
GABRIEL GUEDES DE CARVALHO
ÍKARO DAMIÃO HORA SOUSA
LÚCIA BEATRIZCOSTA SOUZA
THAÍS DE LEMOS FARIAS DA SILVA

NR 18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Pesquisa apresentada como requisito de avaliação da disciplina Higiene e Segurança do Trabalho, ministrada pela Prof. M. Sc Hilton Porto no 2° Semestre de 2012.
Aracaju
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03
2.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 04
3.2. MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS DIVERSAS 06
3.3. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 07
3.4. ARMAZENAGEM E ESTOCAGEM DE MATERIAS 11
3.5. TRANSPORTE DE TRABALHADORES EM VEÍCULOS 12
AUTOMOTORES
3. VISITA A UMCANTEIRO DE OBRAS 14
4. CONCLUSÃO 17
5. REFERÊNCIAS 18

1 – INTRODUÇÃO
As Normas Regulamentadoras (NRs) são os documentos oficiais que regulamentam e fornecem orientações sobre os procedimentos obrigatórios relacionados á segurança e medicina do trabalho no Brasil. Essas normas são de observância obrigatória tantopelas empresas privadas e públicas quanto pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
No campo da Construção Civil é a décima oitava norma regulamentadora, a qual possui o título “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção”, que estabelece as diretrizes de ordem administrativa, deplanejamento e organização, com o objetivo de implementar procedimentos de aspecto preventivo relacionados às condições de trabalho nesta área.
Nesta NR-18 são discutidas várias questões comuns do âmbito da construção civil, entre elas: As Instalações Elétricas; Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Diversas; Equipamentos de Proteção Individual; Armazenagem e Estocagem de Materiais; e Transporte deTrabalhadores em Veículos Automotores.
Sabendo-se disso, esta pesquisa pretende transmitir informações quanto aos procedimentos que devem ser realizados no ambiente da construção civil para a prevenção de acidentes relacionados principalmente: aos sistemas elétricos provisórios dos canteiros de obras; á utilização das máquinas, equipamentos, ferramentas diversas e EPI’s; á armazenagem e estocagem demateriais; e ao transporte de trabalhadores em veículos automotores.

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
As instalações elétricas na construção civil são de extrema importância para a segurança dos trabalhadores desta área. Por isso, o projeto, a execução e a manutenção destas instalações temporárias devem ser realizadas por trabalhador qualificado, e asupervisão/fiscalização por profissional legalmente habilitado, como prevê a NR-18.
Na construção civil, vários acidentes envolvendo a eletricidade poderiam ser evitados se processos de segurança e prevenção de acidentes fossem realizados. Canteiros de obras com suas instalações elétricas, muitas vezes, precárias, são os principais focos de acidentes e mortes.
De acordo com a NR-18, as instalações elétricas provisóriasde um canteiro de obras devem ser constituídas de:

* Chave Blindada – localizada no quadro de distribuição principal de distribuição.
* Chave individual – encontrada nos circuitos de derivação
* Chave – faca blindada – localizada nos quadros de tomadas
* Chave magnética e disjuntores – encontrados nos ramais destinados para á ligação de equipamentos e máquinas elétricas....
tracking img