Hhhh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há mais de 70 anos vitima de tuberculose pela qual lutou durante 14, e sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil. "Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos importantes da pedagogia contemporânea”..
Vygotsky sofreu preconceitos pelo fato de ser Judeu. Sofreu tambémcom o período da Revolução Russa de 1917, que acabou influenciando sua decisão de formação e o seu trabalho. Vygotsky era Marxista e quis desenvolver sua teoria baseada nas idéias de Karl Marx.
Vygotsky formou-se em Direito;
Aprofundou seus estudos em: Filosofia, História, Literatura e Psicologia;
Estudou Medicina para compreender o funcionamento psicológico do homem;
Foi professor epesquisador nas áreas: Filosofia, Pedagogia, Literatura e Deficiência física emental;
Atuou em diversas instituições de ensino e pesquisa;
Trabalhou na área de “Pedologia ,Ciência da criança que integra os aspectos: Biológicos,Antropológicos e Psicológicos.

Vygotsky viveu na mesma época que Piaget, e embora ele discordasse do seu trabalho ele o admrava muito.
Piaget chegou a conclusões queatribuem bem mais importância aos processos internos do que aos interpessoais.
E já os estudos de Vygotsky sobre aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade, "Na ausência do outro, o homem não se constrói homem", escreveu o psicólogo.
O que o diferencia de Piaget, principalmente, é que Vygotsky preocupou-se com crianças que tinham defeitos congênitos– cegueira, surdez e retardamento mental, onde procurou maneiras de ajudar essas crianças a desenvolver suas potencialidades. o trabalho de Vygotsky se desdobra em diversas direções, e com isso se tornou um teórico influente no estudo da psicologia da educação.
A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura..De acordo com a teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky, a origem das mudanças que ocorrem no ser humanos, ao longo do seu desenvolvimento, está associada as interações que ocorrem entre o individuo e a sociedade, sua cultura e história de vida, além das oportunidades e situações de aprendizagem que resultaram neste desenvolvimento durante toda a sua existência, considerando a influência dasvárias representações de signos, uso de diferentes instrumentos, e influência da cultura e história, propiciando o desenvolvimento das funções mentais superiores.
Assim, ao formular a sua teoria, Vygotsky abordou conceitos que são essencialmente importantes em um trabalho pedagógico, por serem necessários à compreensão do processo de desenvolvimento. Os conceitos abordados por ele são: mediaçãosimbólica, signos, sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento e aprendizado.
A mediação, segundo Vygotsky, é o processo pelo qual a ação do sujeito sobre o objeto é mediada por um determinado elemento. Por exemplo, a ação de um pedreiro sobre sua construção (obra) é mediada pela colher de pedreiro. Neste exemplo o elemento mediador (colher) possibilita a transformação doobjeto (construção). Esta etapa intermediária “colher construção” é denominada mediação. Então, mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação - a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.
A questão da mediação nos leva a aspectos referentes ao elemento mediador que o classificam em três categorias: instrumentos, signos e sistemassimbólicos.
O instrumento, de acordo com Vygotsky, é o elemento mediador que age entre o sujeito e o objeto do seu trabalho, com a função de ampliar as possibilidades de transformação da natureza, ou seja, ele é criado ou usado para se alcançar um determinado objetivo. Ele é, então, um objeto social e mediador da relação do indivíduo com o mundo.
É importante lembrar que o instrumento carrega...
tracking img