O uso das novas tecnologias no ensino da matemática na modalidade a distância

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE MATEMÁTICA





GINALDI FERRO DA SILVA
JOEL STPHAN ROCHA DE AQUINO




O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA






ORIENTADOR:

Professor-tutor Fernando Silvio C. Pimentel





Maceió
2009

GINALDI FERRO DA SILVA
JOEL STPHAN ROCHA DE AQUINO












O USO DAS NOVAS TECNOLOGIASNO ENSINO DA MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA













Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Pesquisa I, como pré-requisito de avaliação da 2ª unidade do 2º período.




ORIENTADOR:


Professor-tutor Fernando Silvio C. Pimentel












Maceió
2009

SUMÁRIO



1INTRODUÇÃO 03
2 PROBLEMAS E HIPÓTESES 04
2.1 Problemas 04
2.2 Hipóteses 04
3 OBJETIVOS 06
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
4.1 Educação a distância 07
4.2 Educação matemática no novo milênio 09
4.3 O uso das TDIC no ensino da matemática na EAD 10
5 METODOLOGIA 13
5.1 Tipos de pesquisa 13
5.2 Abordagem 13
5.3 Sujeitos envolvidos 13
5.4 Coleta de dados14
5.5 Análise dos dados 14
6 CRONOGRAMA 15
7 REFERÊNCIAS 16






1. INTRODUÇÃO




Desde meados da década de 40 do século XX, o mundo vem passando por uma revolução nunca vista antes, no que tange aos sistemas de informação. Um dos marcos desse processo foi a criação, em 1946, do ENIAC (Electrical Numerical Integrator And Calculator), considerado o primeirocomputador eletrônico, e, algumas décadas depois, o advento da internet. Esses processos influenciaram o mundo de forma ímpar, atingindo as sociedades humanas como um todo. Influenciaram também a educação, mudando radicalmente a maneira de ensinar e aprender. Nesse contexto, surgem novos horizontes para a EAD (Educação a Distância), que até então era feita basicamente por correspondência. A internetpossibilita o surgimento das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), tecnologias essas que são de grande importância e que representam a EAD nos dias de hoje. Essas tecnologias criam muitas possibilidades também no ensino matemático, já que facilitam bastante a aprendizagem tanto à distância, quanto presencial. A utilização de programas capazes de criar gráficos a partir de equações, avisualização de figuras geométricas em 3D (três dimensões) bem como o aprendizado da lógica utilizada na construção desses softwares são alguns exemplos desse novo universo que aparece para os educadores e educandos.










2. PROBLEMAS E HIPÓTESES
1. Problemas

a) Quais tecnologias podem ser utilizadas pelos professores no curso de matemática na EAD a fim de facilitara aprendizagem dos alunos?



2. Hipóteses

Muitas são as alternativas quando se fala no uso das tecnologias na educação. Mas é imprescindível que haja uma definição de quais interfaces podem ser utilizadas com determinado assunto. Por exemplo, seria muito pouco eficaz utilizar um recurso tecnológico que tenha apenas suporte para texto no ensino da geometria espacial. Da mesmamaneira que um programa que trabalhe com imagens em 3D, mas com poucos recursos para cálculos seria ineficaz no ensino do cálculo. Assim, a utilização de interfaces que não sejam específicas ou mesmo da interface errada, pode ao invés de facilitar, dificultar o processo de ensino-aprendizagem.
A título de softwares, são utilizados no ensino matemático, entre outros, o Mathematic, oWinplot e o Geogebra. O primeiro, é um dos mais completos, permite a resolução de diversos tipos de equações das mais básicas as mais avançadas, construção de gráficos e animações, além da possibilidade de criação de outros programas mais simples que funcionam dentro do próprio Mathematic. O segundo, o Winplot, é mais utilizado na construção de gráficos através de equações de vários tipos. O terceiro,...
tracking img