Pgr(progama de gerenciamento de risco)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pgr( progama de gerenciamento de risco)

O objetivo principal do PGR é prevenir a ocorrência de acidentes que possam causar danos ao público e ao meio ambiente e reduzir sua severidade, quando um evento desta natureza ocorrer.
O PGR poderá tornar-se, também, uma importante ferramenta para se reduzir custos destinados a reparação de danos, paralisação de produção, indenizações por afastamentoparcial/total de funcionários e contratação de apólices de seguros.
O PGR deverá ser implantado em todos os processos que envolvam o manuseio, processos de fabricação, armazenamento como matéria prima, produtos intermediários ou produto final, transporte e logística de substância tóxicas e/ou inflamáveis requerem, por parte do empreendedor, uma postura mais objetiva quanto às atividades eprocedimentos relacionados a estas substâncias.
Por outro lado, a atuação das agências oficiais de meio ambiente, sejam elas federais, estaduais ou municipais, apoiadas por legislações cada vez mais rigorosas, torna necessária a implantação de uma série de medidas, entre as quais encontra-se o Plano de Gerenciamento de Riscos(PGR). Deverá ser composto, basicamente, pelas seguintes etapas:
* Sériehistórica de acidentes
* Planos de prevenção de acidentes
* Análise de conseqüências
* Sistema de gerenciamento
* Plano de emergência
* Sistemática de implementação
* Plano de comunicação externa

GHE - Grupo Homogêneo de Exposição

Corresponde a um grupo de trabalhadores que experimentam exposição semelhante, de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposiçãode qualquer trabalhador do grupo seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmo grupo.
Ocorre no entanto, que o texto sendo sucinto, não descendo a detalhes, pode conduzir a incompreensões quando de sua aplicação na prática operacional.
No sentido de buscar esclarecer essas interrogações, procuramos nos valer de informações técnicas mais consistentes buscadas emliteratura especializada, tal como o livro "A Strategy for Occupational Exposure Assesment:" da American Industrial Hygiene Association (AIHA) ( em tradução livre).
Um Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) é o alicerce para avaliação de exposições dos trabalhadores a agentes ambientais agressivos nos locais de trabalho. Na sua forma concepcional mais pura um GHE corresponde a um grupo de trabalhadoressujeito a condições em que ocorram idênticas probabilidades de exposição a um determinado agente . A homogeneidade resulta do fato da distribuição de probabilidade de exposição poder ser considerada a mesma para todos os membros do grupo. Isso não implica em concluir que todos eles necessitem sofrer idênticas exposições num mesmo dia. Como decorrência da aplicação dos fundamentos em que se baseia aestatística, como ciência, um pequeno número de amostras selecionadas randomicamente, ou seja, aleatoriamente, pode ser utilizado para determinar as distribuições de exposição dentro de um GHE.

NR 11
    11.1 Normas de Segurança para Operação de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Máquinas Transportadoras
        11.2 Normas de Segurança do Trabalho em Atividades de Transportede Sacas
        11.3 Armazenamento de Materiais
        11.4 Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e Outras Rochas
        Anexo I
 
11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras (voltar)
11.1.1 Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda suaaltura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos.
11.1.2 Quando a cabina do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estar protegida por corrimão ou outros dispositivos convenientes.
11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos,...
tracking img