O uso da tecnologia como ferramenta no processo ensino-aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

MARCÍLIA RINALDES ROCHA DOS SANTOS NETO

INTRODUÇÃO

Estamos em um momento, na qual a todo instante aparecem dicotômicas e profundas transformações que geram infinitasinformações. As informações recebidas são tantas que o ser humano não consegue apreender tudo que lhe é passado e nem guardar todo conhecimento elaborado. Esse fato, gera insegurança, medo, ruptura no saber e torna sua vida fragmentada.
A exigência social atualmente é maior, determina que todos saibam caminhar por áreas antes desconhecidas, tal qual a tecnologia nas escolas. O que mostra que o mundoglobalizado é intensamente tecnificado e por isso, surge uma competição quase selvagem entre os indivíduos devido à demanda cada vez maior, por pessoas que tenham qualificação cultural e com escolaridade formal. As habilidades estabelecidas são cada vez mais exigidas, uma vez que o desenvolvimento a que se chegou não aceita o trabalhador que não tenha qualificação.
O presente artigo tem comopremissa abordar as transformações provocadas pelas novas tecnologias digitais aplicadas na educação no inicio terceiro milênio como recurso pedagógico, expondo desafios na apropriação do conhecimento e redefinições do papel dos professores nesse novo contexto. O artigo pretende também mostrar uma nova forma de construir conhecimento dentro da escola.

O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NOENSINO-APRENDIZAGEM

A sociedade atual advém da revolução tecnológica e seu desenvolvimento na produção e na área da informação, gerando predicados passíveis de assegurar à educação uma autonomia ainda inalcançada. Isto se dá à medida que o desenvolvimento das competências cognitivas e culturais determinadas para o pleno desenvolvimento humano passa a se ajustar com o que se espera no âmbito da produção.Considera-se que as transformações provocadas pelo uso do computador como ferramenta para o ensino é um recurso pedagógico muito importante que coloca desafios na apropriação do conhecimento e redefinições do papel dos professores nesse novo contexto.
É impossível recusar aceitar a importância das constantes transformações pelas quais o mundo vem passando. Como educadores e indivíduos temos anecessidade de nos adaptarmos a essas inovações, tentando compreendê-las, incorporá-las, socializando experiências e introduzindo essas transformações, no âmbito educacional de modo a contribuir na melhoria da qualidade dos processos de ensino aprendizagem e práticas docentes.
Observa-se que um novo modelo pedagógico, portanto, apareceria com a ocorrência dessas transformações pelo qual o discenteestaria desenvolvendo muitas de suas capacidades as quais anteriormente era posta de lado pelo método tradicional de ensino, sem recursos de aprendizagem que realmente contribuísse no desenvolvimento de autonomia das crianças, sendo que o avanço de capacidade de raciocínio e criatividade provavelmente seria mais forte por meio da intensidade das possibilidades oferecidas pelos recursostecnológicos.
As novas tecnologias digitais – principalmente computadores – têm incomodado muitos professores, pensando que estas poderão vir a substituí-los. Essas chamadas novas tecnologias substituem recursos desde: quadro-negro e giz, até aos professores, estes continuam inseridos no contexto escolar agora como auxiliadores, mediadores do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Com todo avançotecnológico, educadores e educandos que não se integrarem ao contexto da aprendizagem, serão os marginalizados, ressalta-se, nesse contexto, a importância e o objetivo desta problemática, porque o impacto social será inevitável devido ao avanço tecnológico.
Por conseguinte, a aprendizagem deve estar aliada a construção de novos conhecimentos e a construção do processo de aprendizagem que ocorre...
tracking img