PRINCÍPIO DE FUGA ANTE A FORÇA

OU

PRINCÍPIO DE LE CHATELIER

De acordo com as leis que regem a Química, todas as reações químicas são reversíveis, isto é, os produtos tornam a formar osreagentes originais, sob condições favoráveis. Nos casos em que a velocidade da reação de combinação entre os reagentes é exatamente igual à da reação de decomposição dos produtos para voltar a formar osreagentes iniciais, têm-se um estado de equilíbrio químico. Em 1884 o cientista francês Henri Louis Le Chatelier enunciou um princípio geral conhecido pelo nome Principio de fuga ante a força, ousimplesmente, princípio de Le Chatelier, que defendia a teoria de que quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio (variação de pressão, temperatura, concentração), o sistema se desloca no sentidoda reação que neutraliza esta ação. Nos sistemas que atingiram o equilíbrio químico, as reações opostas ocorrem em velocidades iguais, portanto, qualquer mudança que altere a velocidade de uma dasreações causa a perturbação desse equilíbrio, assim, o Princípio de Le Chatelier propicia um meio de prever a in uência que os fatores perturbadores têm sobre os sistemas em equilíbrio, sendo válidopara todos os tipos de equilíbrios dinâmicos, físicos, iônicos, bem como os químicos. Essas perturbações que desordenam o equilíbrio químico ocorrem devido a variações de concentração, de pressão e detemperatura, descritas a seguir.

1. Variação de concentração
Pelo Princípio de Le Chatelier, quando se aumenta a concentração de uma das substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação emque essa substância se transforma; e quando se diminui a concentração de uma dessas substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que esta substância se forma.

Consideremos ahipótese de reação:

A+B

C+D

Nesse caso, um aumento na concentração de A deslocará o equilíbrio para a direita. A e B serão consumidos cada vez mais rapidamente, formando-se maior quantidade de C e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Princpio de le chatelier. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princpio-De-Le-Chatelier/97390.html

MLA

"Princpio de le chatelier" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princpio-De-Le-Chatelier/97390.html>.

MLA 7

"Princpio de le chatelier." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princpio-De-Le-Chatelier/97390.html>.

CHICAGO

"Princpio de le chatelier." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Princpio-De-Le-Chatelier/97390.html.