O emprego da tecnologia educacional na melhoria do processo ensino-aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O emprego da tecnologia educacional na melhoria do processo ensino-aprendizagem

A tecnologia da educação é utilizada desde início da educação, desde pedra-ardósia que se uttilizava antigamente até o giz e a lousa que são as ferramentas mais tradicionais. A educação utiliza vários meios formais e informais, como os livros, a televisão, a internet, os softwares e outros.
A educação sempreapresentou alguns desafios, para isso utiliza concepções tecnistas para gerar a aprendizagem através das tecnologias educacionais.
Na década de 70, a tecnologia educacional passou a fazer parte do ensino como processo tecnológico, como a utilização de computadores e softwares.
O uso da informática na educação no Brasil começou a ser pensando na década de 80, que resultaram no interesse do Ministériode Ciência e Tecnologia a disseminação da informática na sociedade, até mesmo pelo o próprio contexto em que o país se encontrava.
Na década de 90 foi o auge da busca de novas concepções sobre o uso da tecnologia educacional (computadores) na educação.
A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. O principal objetivo da tecnologia naeducação é auxiliar o processo ensino-aprendizagem. As tecnologias modernas visam às técnicas e a adequação dos recursos, a necessidade e realidade dos docentes frente ao processo de aprendizagem. Também envolve os docente, a instituição de ensino e a própria cultura da educação.
A tecnologias educacionais estão em constante transformação, não se limitando apenas ao uso técnico de recursostecnológicos para repensar as formar e metodologia adequada ao contexto social.
A tecnologia é considera atualmente como elementos estruturantes de um outro modo de pensar a educação, mediada pela Tecnologia e esta submetida aos objetivos pedagógicos, com o objetivo de expressar a diversidade cultura e à realidade em que cada escola se insere, a diferentes metodologias usando recursos tecnológicos.As instituições de ensino estão utilizando cada vez mais ferramentas on-line e novas tecnologias modernas visando o acesso e democratização na busca da informação e a aprendizagem.
As tecnologias educacionais, antes de serem usadas necessitam ser analisadas quanto a aplicação e objetivo propostos se promove a aprendizagem significativa, critica e reflexiva.
Os eixos sociais que envolvem atecnologia na educação são: a comunicação, a psicologia da aprendizagem e a teoria sistêmica. O educador é um elemento em constante mudança e adaptação ao processo de ensino, devendo se adequar as novas tecnologias visando o avanço na construção do conhecimento do processo de ensino e aprendizagem.
Os benefícios dos avanços tecnológicos estimulam o surgimento e adaptação de novos artifícios e métodostecnológicos, visando o aprimoramento e desenvolvimentos dos métodos educacionais. Como exemplo das novas tecnologias na educação tem: uso da internet, tablets, jogos como ferramenta no apoio de transmissão de conhecimento. Os avanços nas ferramentas de ensino estão em constante mudança e adequação visando a necessidade atual da instituição de ensino, professores e alunos.
A internetrapidamente foi uma ferramenta utilizada nas escolas, isso quando houve a sua democratização para a sociedade. Pois possibilita o acesso dos alunos a um leque enorme e distinto de informação de maneira rápida, prática, confortável, simples e eficaz. A internet é importante pois facilita o acesso a novas culturas, e o acesso em tempo real aos fatos que estão ocorrendo no mundo.
No Brasil, infelizmente 95%das escolas de ensino fundamental e médio que são públicas não tem acesso a banda larga, porém cerca de 1,5 milhões de professores já possuem acesso a rede mundial de computadores. Existe ainda um projeto aonde até 2014 os 735 campos universitários federais brasileiros, os hospitais universitários e as escolas técnicas irão possuirão uma rede de acesso a internet rápida em todas elas.
Diferente...
tracking img