Ava. ambientes virtuais de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
E-book: BARROS, D.M.V. et al. (2011) Educação e tecnologías: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: [s.n.] ISBN: 978-989-20-2329-8

NOVAS PERSPECTIVAS PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: o docente como protagonista do processo
Juliana Souza Nunes Cursos DM & JN julisnunes@gmail.com

Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem têm como tendência novas percepções e formatos dentro dovirtual. Estão deixando de ser estruturas super complexas e estão acoplando a sua estrutura possibilidades de realidade virtual. Essa nova vertente de ambientes de aprendizagem pode ser uma tendência sob análise e estudos nos próximos debates nesta área. O presente trabalho tem por problema de pesquisa as novas tendências dos ambientes virtuais de aprendizagem e por objetivo analisá-las sob umaperspectiva pedagógica. A metodologia do estudo realizado está sob a abordagem qualitativa e teve como pesquisa de campo o desenvolvimento de um curso a distância. Os resultados destacam uma nova concepção de ambiente virtual de aprendizagem voltada a simplicidade. As conclusões reforçam que a docência a distância realizada mediante o uso de um ambiente virtual de aprendizagem requer dois elementosprimordiais para garantir a qualidade da aprendizagem: a simplicidade das ferramentas utilizadas e a transposição do conteúdo a ser desenvolvido sob as diretrizes que compõem o paradigma do virtual. Palavras chave: ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância, paradigma do virtual, pedagogia e didática. Introdução Os ambientes virtuais de aprendizagem se desenvolvem em inúmeras formas deuso e comunicação. A tendência desses ambientes sempre foi de oferecer interfaces e ferramentas que facilitem o processo de comunicação entre docente e alunos. A partir disso, os atuais ambientes de aprendizagem procuram desenvolver esse aspecto com base em referenciais educativos de comunicação.

1

Os profissionais da educação, em especial os docentes, fazem críticas sobre esses ambientesprincipalmente no que diz respeito à sua facilidade de uso, seu nível de usabilidade e suas interfaces para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Na realidade, o problema central não está nas interfaces e formatos desses ambientes, mas na questão didático-pedagógica de uso das tecnologias para o processo educativo. Tendo esse contexto por assertiva e analisando as possibilidades dastecnologias sob o olhar do paradigma do virtual, que contempla a forma e o conteúdo das ferramentas e interfaces online, destacamos a problemática que nos motivou no desenvolvimento da presente investigação, inicialmente empírica, mas que toma um teor acadêmico relevante na medida em que os resultados positivos foram aparecendo durante a pesquisa de campo. Portanto, apresentaremos aqui fundamentos eresultados de um trabalho que contempla a simplicidade dos recursos da tecnologia e as possibilidades didáticas desse processo. Nossa meta enquanto pesquisadoras foi demonstrar que a simplicidade de alguns recursos e ferramentas da tecnologia se tornam o diferencial na construção de um ambiente didático-pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, pudemos reforçar que o principalelemento para se garantir o sucesso de cursos a distância, em ambientes virtuais, é exatamente a metodologia e o formato didático-pedagógico desenvolvidos. A seguir, estruturamos a apresentação da pesquisa com a metodologia utilizada, o referencial teórico, os resultados, as análises e as considerações finais sobre o tema. A contribuição do nosso trabalho está no destaque que damos ao quesignifica trabalhar de forma didático-pedagógica com ambientes virtuais de aprendizagem. O principal elemento dessa proposta, já adiantamos, está na construção do ambiente de aprendizagem sob o olhar docente para o ensinar e o aprender e não na perspectiva técnica de recursos e interfaces para serem utilizados.

E-book: BARROS, D.M.V. et al. (2011) Educação e tecnologías: reflexão, inovação e...
tracking img