O trabalho em sala de aula: teorias para quê?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISEB COC 

Centro Universitário UniSEB Interativo COC

PEDAGOGIA


GABRIELLE DE OLIVEIRA GONÇALVES

DIDÁTICA
(ATIVIDADE AVALIATIVA 1)

SOROCABA – 2012

DIDÁTICA

Trabalhoacadêmico apresentado como exigência para composição de nota em Didática do Curso de Pedagogia, da UNISEB.

Orientador: Profª. Fabiana Chinalia

O trabalho em sala de aula: Teorias para quê?
ADidática em geral, é teórico-prática. Ela pesquisa, experimenta e sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo da educação, com o objetivo de ser apropriada e eficaz na ação educativa. É aferramenta diária do professor.
Mas nem sempre as práticas que são usadas pelo professor em sala de aula, são teóricas. A prática é intercedida por contradições, que a impossibilita de reconhecê-la comouma única teoria. No cotidiano de uma sala de aula, os professores descobrirão princípios próprios de suas teorias, e com isso, terão o que dizer sobre as relações de ensino. Assim as teorias seorganizam junto com a prática cotidiana.
Este saber, juntamente com a diversidade do cotidiano, resulta na maior ou menor organização das atividades em sala de aula, nos variados critérios dedesenvolvimentos das atividades, na forma como o professor irá desenvolver seu trabalho, nas variações de obstáculos e metas.
No uso das práticas pedagógicas, existe um objetivo, do qual os professorespartilham, mas quando usados em sala de aula, fica exclusivo de cada um.
A bagagem que o professor traz consigo; sua relação de vida, sua experiência, sua formação, etc.; influencia na maneira como oprofessor lida com esse enredo. Com esses auxílios, o professor faz algumas opções, e se conecta de um modo próprio, com o conhecimento.
O professor tem um papel primordial na formação dos alunos, pois cabea ele dar aos alunos o incentivo e o auxílio pelo conhecimento adequado, incluindo os alunos nas atividades escolares, mostrando a esses alunos os direitos e deveres nas rotinas escolares,...
tracking img