O trabalho em sala de aula - teorias para quê?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O trabalho em sala de aula- Teorias Para Quê?”.
“O cotidiano escolar acabou sendo, de direito e de fato, psicologizado”. Por um lado, a cena educativa foi sendo ocupada, cada vez mais, por aqueles que a princípio foram cogitados apenas como extras ou para-educativos.
“Como sabemos esses especialistas, detentores de certa cultura psi, são hoje os que , avaliando, prognosticando, justificandoos insucessos educativos, roubam o papel do educador de outrora”.
“Lajonquièrie”.

Introdução
Em uma organização do trabalho pedagógico é relevante destacar a complexidade de uma sala de aula. O que os professores aprendem na teoria geralmente não acontece na prática, exatamente por essa complexidade, diversidades, a heterogeneidade e as falsas expectativas que temos dos alunos e deuma organização educacional.
Velhos conceitos de que toda a criança é igual, e que reage da mesma forma diante de um desafio, como por exemplo, aprender seu próprio nome, continua sendo apenas teoria. A hiperativa, a desatenção, o desinteresse, a negação de elaborar ou fazer uma atividade não significa que a criança tem problemas e nem mesmo que o professor está fracassando. Apenas uma formadiferenciada de lidar com essas diferenças é o primeiro passo.
É inexplicável que um aluno que não atende as expectativas do professor quanto às atividades propostas em sala de aula, consegue ter um bom desempenho em atividades lúdicas e em grupo, que mostra interesse em ajudar os coleguinhas, que consegue elaborar respostas e certas.
O professor aprende as teorias de ensino, do desenvolvimento,do conhecimento, da organização do tempo e do espaço, etc. Assim cada professor caminha por um determinado método de ensinar ou até mesmo utiliza de vários destes métodos. A teoria é o método em que o pedagogo se identifica e acredita ser o mais certo a ser aplicado.
O desejo de por em prática tudo aquilo que aprendeu na teoria quase nunca é alcançada, os motivos são diversos principalmente quandonão se teve uma base acadêmica competente e dinâmica. Muitas vezes o professor coloca expectativas de mais ou de menos nos alunos ou em sua própria capacidade, tornando essa troca professor-aluno um abismo gigantesco entre eles.
Como ensinar, como estimular o aprendizado, como motivar o aluno a raciocinar e criar?
Saindo do cotidiano, utilizando os métodos lúdicos e explorando o ambiente forada sala de aula, colocando realmente em prática tudo aquilo que a teoria propondo.
É importantíssimo que o professor tenha, também, competência humana, para que possa valorizar e estimular os alunos, a cada momento do processo ensino-aprendizagem. A motivação é imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo, pois bons resultados de aprendizagem só serão possíveis à medida que o professorproporcionar um ambiente de trabalho que estimule o aluno a criar, comparar, discutir, rever, perguntar e ampliar ideias.
O ensinar, o lúdico, a leitura, o contar histórias desenvolve no professor a prática do despertar nas crianças a observação, a comparação, o colorido, o conto de fadas. Isso tudo produz nas crianças uma viagem fantástica e gostosa onde tudo é possível, tudo é mágico.
Desde osprimeiros anos escolares o ensinar torna a criança um ser sociável, porque permite a ela o compartilhar, o negar, o aceitar, o compreender.
Na escrita o professor transita pelo mundo das letras, dos números, das palavras e as crianças vão aos poucos se tornando parte do mundo das frases, do escrever seu nome, do elaborar uma cartinha pra mamãe.
Que mundo maravilhoso o de ensinar e aprender.
Sejana sala de aula com o professor, seja com a vovó contando uma lenda, seja com os amiguinhos recontando uma historinha, isso é aprender, isso é fazer parte do mundo.
Para o professor essa bagagem que a criança trás de fora é muito importante para a construção de sua personalidade profissional e na prática do dia-a-dia na sala de aula.
Para que ocorram essas transformações, tão necessárias, é...
tracking img