O trabalho em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 “Um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu ofício. Geralmente se consegue esta melhoria profissional mediante o conhecimento e a experiência: o conhecimento das variáveis que intervêm na prática e a experiência para dominá-las”. -  (ZABALA, 1998, p.13) 




Toda educação é um processo teológico, com objetivos a serem alcançados,mas, para isso, precisamos compreender algumas estratégias que nos auxiliam nessa caminhada, tais como: organização do ambiente de sala de aula, a dinâmica de trabalho e atitudes entre professores e alunos e ainda o planejamento e avaliação.

✓ Organização do ambiente de sala de aula:

Sabemos que é importante que a criança tenha uma educação adequada, professorescapacitados, mas algo que não pode faltar, é um ambiente propício para que eles possam aprender: ambiente seguro, bem equipado para que as crianças possam se locomover e exercitar sua capacidade de criação. Os materiais didáticos devem ser acessíveis, como jogos, livros, brinquedos e os educadores devem sempre interagir com as crianças, sempre as questionando sobre o que está sendo feito por elas emostrando interesse em suas atividades. Com essa atitude, a criança se sente importante e sente que seu esforço está sendo valorizado. Claro que não é somente a sala de aula que tem que ser adequada, mas o ambiente escolar num todo, pois até mesmo na hora do recreio/lazer, a criança precisa estimular sua aprendizagem.

✓ Dinâmica de trabalho e atitudes

“A dinâmica do trabalhodo professor é sustentada principalmente pelas relações que estão estabelecidas com as crianças e entre elas. Para que se construa um ambiente de confiança, cooperação e autonomia, as formas de agir dos professores precisam estar pautadas por firmeza, segurança e uma relação afetiva forte com as crianças.” (KRAMER, 2006, p.85)

Mas não adianta somente ter um ambiente adequado para que ascrianças possam ter uma educação adequada, os professores também precisam estar preparados para tal feito. Eles precisam manter com os alunos uma relação de respeito e confiança, compreendendo que, ser firme em suas decisões, não vai prejudicar as crianças, mas precisa fazer isso de uma forma tranqüila, se tornando para cada um deles um porto seguro. Eles precisam sempre mostrar o porquê de cadadecisão tomada, e não apenas mandar e desmandar e demonstrar que está atento a cada feito do aluno e não somente naquilo que ele faz de errado. É importante também que, além das atividades propostas aos alunos, o educador proponha atividades coletivas, para que eles possam aprender a dividir e trabalhar em equipe.

✓ O planejamento e a avaliação na educação infantil“Avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação tem uma importância social e política crucial no fazer educativo. E essa importância está presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adotamos.” (KRAMER, 2006, p.94)

Nos quesitos planejamento e avaliação, há muito que se esclarecer. Muita gente pensa que educar uma criança é uma tarefa fácil,bastando apenas ensiná-la a ler, escrever e fazer contas, mas não é tão simples assim. Há muito o que ser avaliado para que a criança possa ter uma educação adequada. É preciso planejar o que vai ser ensinado, para que a criança, não apenas aprenda na teoria, mas vivencie aquilo que está sendo proposto. Deve-se ensinar, não somente conhecimento e habilidade, mas também valores, para que elaspossam levar aquilo por toda a vida, e não somente aplicá-lo em sala de aula, sendo assim, na hora de realizar a avaliação, não vai ser somente a criança a ser avaliada, mas também o educador, pois as atitudes dos educandos são influenciadas pelos seus educadores.

Mas para que tudo isso possa acontecer, todas essas estratégias possam dar um resultado positivo, é preciso que o professor...
tracking img