O trabalho do pedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA















trabalho interdisciplinar
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















Jacobina
2012



















trabalho interdisciplinar
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOSTrabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera.
Tutor(a) de sala:Sabrina Valois Rios Piahui







Jacobina
2012











Introdução



Esse trabalho foi solicito para que seja estudado varios pontos referentes a educação segundo o texto “ O ESSENCIAL DA DIDÁTICA E O TRABALHO DE PROFESSOR – EM BUSCA DENOVOS CAMINHOS de José Carlos Libâneo”, será analisado o ponto de vista do autor para compreender o seu ponto de vista desde a importancia da escola até as mudanças ocorridas na educação, metodos utilizados e diferenciais entre esse metodos de ensino.

































Desenvolvimento Educação e sua evolução

A escola tem papelfundamental para o desenvolvimento social de todo ser humano, é ali “na escola” onde se inicia o aprendizado de socialização de um ser humano com outro, transformando pessoas em cidadãos responsáveis com capacidade de sobrevivência em um mundo de mudanças diárias, na escola se aprende outros costumes, culturas diferentes da que se estavam acostumados, na escola não se adquire somente conhecimento mastambém valores e normas de comportamentos. A analise que pode ser feita sobre a instituição educadora denominada “escola” é muito ampla, pois existe varias maneiras de serem interpretadas, ela pode ser considerada como um local fonte de cultura, não apenas as da grade curricular obrigatoria, mas aprender um pouco de sociedade, como se adequar ou como respeitar o outro, criando do dia-a-dia um serhumano apto para viver inserido em uma sociedade, valorizando todo o contexto da realidade de cada criança. A escola hoje no seculo XXI não se apega somente as letras e números como na Idade Média, hoje a valorização do individuo e da sociedade seja o ponto de partida da escola atual. Por isso que é de grande importância esse momento da criança com o ambiente educacional. Hoje a instituição educadoraé encarada de outra maneira, não mais como apenas um local onde de freqüenta apenas para aprender a ler e escrever e sim um local de importância ampla, onde se cresce de maneiras infinitas, onde se cria uma maturidade intelectual, antes não observada. Desde sempre no aprendizado faz parte de nossas vidas e é essencial para a boa formação do ser humano, a escola é muito importante para que se crieuma sociedade, de pessoas que pratiquem a cidadania que foi passada dentro do ambiente escolar. Enquanto que o professor faz toda a mediação entre o conhecimento e o aluno, o professor é incubido de todo o planejamento, garantindo que aquele aluno compreenda o que foi elaborado. Aprofundando métodos de ensino, é bom lembrar que existe varios métodos como o “Método Tradicional e o Método Histórico”,o método tradicinal é passado de forma quase automática, no qual o professor não busca uma interatividade com os alunos, apenas expõe o conhecimento de modo que o professor transmite o seu conhecimento ao aluno maneira que acredita que tal assunto tenha relevância, agindo de modo auto suficiente. Transmite o seu conhecimento ativamente e seus alunos sugam esse conhecimento sem qualquer...
tracking img