Código de manu e codigo de justiliano

561 palavras 3 páginas
O Código de Manu

O código de Manu é tido com a primeira organização social com base na religiosidade e na política. Sua data de promulgação deste regulamento teria sido longa entre 1300 e 800 a.C .Apesar de não ter qualquer influencia clara do Código de Hamurabi, O Código de Manu se infiltrou na região de Assíria, Judéia e Grécia. Suas leis tinham como característica o castigo e a coação como necessárias para manter a ordem na sociedade. Diz a lenda q Sarasvati foi a primeira mulher criada por Brahma de sua própria substancia. Casou-se com ela e logo após o casamento nasceu Manu, o responsável pelo regulamento da convivência social. A respeito de Manu existem duas possível descrições: uma delas seria a que Manu teria sido um sábio, legislador e grande contribuinte para a literatura da época, outros acreditam que Manu teria sido apenas o único homem sobreviveu ao dilúvio. O Código de Manu, seria uma das quatro partes da coleção de livros bramânicos, onde institui-se a legislação e o sistema de castas do povo indiano. Segundo estudos realizados o Código era composto por mais de cem mil dísticos, porem ao longo dos tempos, algumas modificações foram feitas visando diminuir o regulamento e facilitar sua leitura e compreensão, assim na versão conhecida hoje são 2.685 dístico divididos em doze livros. No Código de Manu os sacerdotes ocupavam uma casta superior as demais. No código também consta uma serie de valores a serem seguidos , verdade, justiça e respeito, porem cada homem era visto de uma forma diferente de acordo com a casta em que pertencia.

Vejamos algumas das leis do Código de Manu:

• Art.1º Um rei, desejoso de examinar os negócios judiciais, deve comparecer à corte de Justiça em um porte humilde, sendo acompanhado de Brâmane e de Conselheiros experimentados.

• Art. 79º Com a cabeça para baixo será precipitado nos abismos mais tenebrosos do inferno, o celerado que, interrogado em um inquérito judicial, der um depoimento falso.

Relacionados

  • História do Direito e Direitos Humanos
    4208 palavras | 17 páginas