A vida e obra de robert newton anthony

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA E TEORIA DA CONTABILIDADE

A VIDA E OBRA DE
ROBERT NEWTON ANTHONY
(1916 – 2006)
(46.º Membro do Accounting Hall Of Fame)



INDICE

1 – INTRODUÇÃO 3
2 – BREVE BIOGRAFIA 3
3 – PROFISSÕES E OCUPAÇÕES 4
4 – A OBRA E OS CONTRIBUTOS DO AUTOR PARA A CONTABILIDADE 5
5 – REFERÊNCIAS E CITAÇÕES AO AUTOR 8
6 – INFLUÊNCIAS 9
7 –CONCLUSÃO 9
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1 – INTRODUÇÃO
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de protecção à posse e de perpetuação e interpretação dos factos ocorridos com o objecto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Aorigem da Contabilidade é originária da necessidade de registos do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
O presente estudo da vida e obra do autor Robert Anthony membro 46.º da Accounting Hall of Fame, no âmbito da disciplina de História e Teoria daContabilidade, leva-nos a perceber a origem da Contabilidade de Gestão, tendo sido este considerado como o autor influente que ajudou a fazer com que os números dos contabilistas fossem mais compreensível para os gestores de empresas e não apenas registos contábeis efectuados por “guarda-livros”.

2 – BREVE BIOGRAFIA
Robert Newton Anthony nasceu em 06 de Setembro de 1916, em Orange,Massachusetts. Era filho de Charles H. e Newton Grace Anthony.
Anthony saltou um ano na escola primária e frequentou a escola secundária em Haverhill, Massachusetts. Formou-se em 1933 com 16 anos da idade. Formou-se no Colby College, em 1938 e foi directamente para Harward Business School (HBS) como estudante de MBA. Concluiu o mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Harvard em 1942 e foiimediatamente contratado como assistente de pesquisa do lendário Professor Walker, pioneiro no Controle de Gestão.
De 1943 a 1946, serviu na Marinha. Depois de regressar a Harvard, recebeu o doutoramento em 1952 e em 1956 foi promovido a professor titular. Esteve na faculdade até se aposentar em 1983 como Professor Emérito de Controlo de Gestão. Em 1965 tirou uma licença da HBS para servir comoSecretário – Assistente (Controller) no Ministério de Defesa, a pedido do seu amigo Robert S. McNamara (Secretário de Defesa).
No final de 1980, mudou-se para Waterville Valley, NH, onde foi eleito o auditor da cidade durante 10 anos.
Em 1986 foi eleito o 46º membro do Accounting Hall of Fame.
Viveu os últimos 15 anos da sua vida no Kendal Retirement Community in Hanover, onde foi esteveactivo na organização da instituição. Faleceu em 01 de Dezembro de 2006 em Hanover, NH com 90 anos de idade e deixa a esposa, Katherine Yeager, com quem se casou em 1973, o filho Robert Jr., de Bethesda, Maryland, a filha Victoria, de Littleton, Massachusetts, cinco netos e sete bisnetos.
Anthony foi autor de mais de 100 artigos e foi autor e co-autor em 27 livros sobre contabilidade e controlode gestão. Deu palestras e cursos de curta duração na América do Norte, América Central, Europa, Austrália e Ásia.

3 – PROFISSÕES E OCUPAÇÕES
Robert N. Anthony ingressou como funcionário de Harvard Business School em 1940, e esteve na faculdade até se aposentar em 1983 como Professor Emérito de Controlo de Gestão. Foi muito activo em organizações governamentais, em empresas do sector privado eem organizações sem fins lucrativos. Em 1965-68, foi Secretário - Assistente da Defesa e Controller. Esteve ainda variadas funções em empresas do sector privado e em associações empresarias.
Entre as suas muitas actividades no Governo, foi consultor do Cost Accounting Standards Board (1971-1980), membro do Comptroller General's Educator Advisory Committee (1973-1987), membro do Federal Trade...
tracking img