O trabalho do pedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho do Pedagogo no espaço educativo

Segundo Libâneo:
“Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas,contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”
“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula(conteúdos, métodos, técnicas,formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre asáreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.” (LIBÂNEO, 1996)

Para tanto o conceito de pedagogia pode ser entendida: Estudo teórico e prático da educação, construídos através das exigências da realidade escolar, pois permite uma reflexão política, social e cultural crítica sobre: inclusão, diversidade, ideologia, criticidade....

O que é educação segundo:
Paulo Freire: Vê aEducação impregnada de esperança, tanto que não hesitou em chamá-la de Pedagogia da Esperança. A Educação trás consigo um coeficiente muito grande de Esperança. Ela pode mudar muito a realidade, dependendo de como a aplicamos e da maneira que a concebemos. Nem tudo está perdido, dizia Freire, basta o trabalho educacional e teremos o que queremos, uma Educação verdadeira que dê conta da mudança darealidade ou seja transformadora.
Libâneo, processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.

Historização da Supervisão escolar
»No Brasil, na década de 20, existiam os“técnicos em escolarização” Não havia intenção e nem prática pedagógica para o ensino.
»Década de 60, surgimento do cargo supervisor escolar: voltado apenas para a administração escolar, sem nenhuma intenção ou prática pedagógica.
»Década de 80, não havia ainda uma especialização qualquer membro da escola poderia ser;
Supervisor escolar: atuava diretamente na escola, fazia para do corpo gestor.Supervisor educacional: atuava no âmbito macro e micro do sistema de ensino.
Supervisor pedagógico; supervisionava o currículo, corpo docente e discente da escola.
Em 1996, orientou-se que nenhum profissional da educação poderia atuar no cargo de: Supervisor, Orientador e Administrador escola somente poderão atuar profissionais graduados no curso de Pedagogia ou em nível de Pós- Graduação emGestão escolar, garantido por este critério para a formação de um ensino básico, farce-a a cumprir a LDB (lei de Diretrizes e Bases) 9394/96, art.64


O PAPEL DO PEDAGOGO NA ESCOLA


Na escola o trabalho é realizado por um conjunto de profissionais que interagem para a formação do aluno. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por umensino eficiente capaz de alcançar os objetivos propostos pela instituição. As ações dos pedagogos supervisores e orientadores são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo. A função do pedagogo se faz necessária porproporcionar a interligação entre os profissionais da escola.

Ele é o elo para o trabalho em conjunto para que a escola realize de fato o seu papel de proporcionar uma educação que desperte a comunidade para o processo de emancipação da sociedade, partindo da sua própria emancipação. É impossível que a escola ofereça uma educação emancipadora sem que ela própria seja primeiramente liberta do...
tracking img