O trabalho do pedagogo na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

DANIELA PEREIRA NASCIMENTO DA PAIXÃO















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















Ipatinga
2012


DANIELA pEREIRA nASCIMENTO DA pAIXÃO

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUALEIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Márcia Bastos e OkçanaBatini.
Tutora eletrônica: Fabíola Costa Barros
Tutor(a) de sala: Pryscila Nanielle Costa Gomide





Ipatinga
2012

Introdução


Nesse trabalho vamos entender um pouco melhor do principal papel da escola na vida do aluno, que é o de promover o aprendizado formar cidadãos conscientes prontos para olharem e entenderem a sociedade de forma autônoma, e o papel do professorcomo sendo o principal mediador dessa aprendizagem, uma vez que têm de lançar mão da didática, juntamente com as novas tecnologias que surgem para ajudar aos alunos a terem um melhor aproveitamento do aprendizado.
Veremos também as principais diferenças existentes nos métodos de ensino tradicional (mecânico, repetitivo) que por sua vez não traz um bom aproveitamento do ensino porparte do aluno, e o método de ensino histórico-social (construtivista e moderno) que possibilita que o aluno tenha uma aprendizagem mais completa e eficaz.





























O Professor e os métodos de ensino

Uma das principais funções da escola, é ensinar, promover o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos e contribuir para aformação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. É uma tarefa complexa, que exige das escolas um envolvimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos os verdadeiros sentidos da palavra cidadania.
O papel do professor por sua vez, é o de buscar formas de transmitir a matéria com técnicas ativas, de maneira que os alunos compreendam melhor o assunto epossa aplicá-lo em sua vida prática. Diante do contexto histórico da educação, o grande desafio da história não é somente discutir as questões apresentadas , o profissional da educação necessita ter um novo olhar em relação à leitura do mundo e da condição humana. O aluno passa a ser visto como sujeito capaz de pensar, conseqüentemente de ter um olhar mais crítico com relação ao mundo, sendo assimo aluno e o professor tem que ser entendidos como sujeitos que se relacionam na dinâmica da aprendizagem.
Existem diversos tipos de métodos de ensino, vamos nos ater a dois: o método tradicional e o método histórico crítico.
No método tradicional o ensino é ministrado na sua forma mais radical, o professor segue os conteúdos propostas no livro didático e mantêm adisciplina de forma autoritária, o ponto de partida da transmissão do conhecimento seria sempre a aula do professor e a aquisição do conhecimento seria pura memorização dessa aula, não existe uma interatividade entre professor e aluno, é uma aprendizagem mecânica, repetitiva, tem apenas como referencial o trabalho escolar. A forma de tratar esse processo de aprendizagem traz consigo uma série deimplicações às quais estão intimamente ligadas ao modelo geral de ensino vigente e ao modo como o professor compreende as relações com o saber e com o conhecimento. Nessa perspectiva, Charlot, 2005 p.10 , afirma:


Descobrimos que na mente do aluno é o professor quem é ativo no processo de ensino-aprendizagem; a atividade é do professor, e não do aluno. E, além do mais, em...
tracking img