O PAPEL DO PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

KAREN CECILIA SOARES DE SOUZA












trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: O PAPEL DO PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA





















Uberlândia
2013
KAREN CECILIA SOARES DE SOUZA

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: O PAPELDO PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA


Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação II, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Comunicação e Linguagem e Educação e Diversidade: Relações Etnicos-Raciais.
Profs. Vilze Vidotti, Carlos Educardo Gonçalves, Juliana Fogaça, e Fábio Luiz daSilva.
Tutora eletrônica: Renata Marquezini
Tutor(a) de sala: Sandra Raquel Ruffatto

















Uberlândia
2013
Introdução

O objetivo desde trabalho é apresentar uma análise crítica que possibilite compreender e discutir as atribuíções e desafios do trabalho do pedagogo em parceria com professor no espaço educativo. O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização dotrabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola, tornando-se um ponto de apoio às demais funções. É preciso definir papéis na escola, a partir de referencial teórico consistente, situando a importância da função de cada um, de forma articulada coletivamente. È necessário um novo olhar sobre a prática educativa e sobre a importância da parceriaentre o professor e o pedagogo, visando uma reflexão a respeito da organização da rotina escolar e no desempenho como profissionais.

Desenvolvimento

O trabalho do pedagogo está intimamente relacionado com o do professor, operacionalizando projetos, métodos e sistemas pedagógicos das instituições escolares, visando o desenvolvimento do processo de aprendizagem, assim como, identificando asdificuldades dos indivíduos, desenvolvendo práticas e didáticas pedagógicas, sempre mantendo um nível elevado de conteúdo educacional. É papel do pedadgogo assessorar professor para a busca de um bom desempenho docente em suas competências básicas, incentivando a buscar o próprio crescimento junto aos colegas. A valorização do professor como profissional, reconhecendo-lhe todo e qualquer bomdesempenho evidenciado; e como pessoa, ouvindo-o com respeito e empatia, criando espaço para que participe efetivamente do processo educativo. E a implementação do currículo proposto no projeto político-pedagógico da escola, acompanhando o processo de ensinar, avaliando a ação pedagógica e procurando viabilizar a boa e saudável interação humana no interior da escola: professor–professor,professor–aluno, professor–pedagogo; e também fora dela: professor–escola, escola–comunidade. O pedagogo deve, ainda, esforçar-se para adquirir uma boa cultura geral, a fim de ser capaz de transformar princípios em ação. O seu desempenho eficiente sustenta a unidade e a coerência organizacional da escola. Porém, exige-lhe o desenvolvimento e o domínio de competências técnicas e humanas e competênciasadministrativas.
O Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar, legalizam o trabalho na escola, servindo-se como ponto de apoio à organização prática. È atribuição do pedagogo coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto político-pedagógico e do plano de ação da escola. O Projeto Político-Pedagógico é o norte para a definição do papel do pedagogo na escola, que conduzirá as açõespor meio da organização coletiva, partindo dos princípios da democratização e apoiando-se em referencial teórico que possa garantir uma proposta sólida, com objetivos bem definidos. As ações devem ser planejadas e sistematizadas pelo coletivo escolar, que delimitará o papel e atribuições de seus membros de forma a garantir a reflexão–ação–reflexão, que consistirá na avaliação do processo,...