Placas tectonicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Placas tectônicas
A palavra tectônica vem de tekniké, que significa “a arte de construir”. Gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera.

As placasTectônicas sustentam os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma, incandescente no interior da Terra, as principais placas se empurram, afastam-se umas das outras e afundam algunsmilímetros por ano, alternando suas dimensões e modificando contorno do relevo terrestre.

Cada vez que essas enormes placas se encontram, uma grande quantidade de energia equivale a milhares de bombasatômicas, fica acumulada em suas rochas.

Quando esses blocos se movimentam pode também deslocar grandes quantidades de água e dar origem aos tsunamis, essas grandes ondas pode causar grandes seriasinundações e até mesmo arrastar cidades litorâneas.

Veja as 10 principais placas tectônicas:

- Placa do Pacífico
- Placa de Nazca
- Placa Sul-Americana
- Placa da América do Norte e do Caribe- Placa da África
- Placa da Antártida
- Placa Indo-Australiana
- Placa Euroasiática Ocidental
- Placa Euroasiática Oriental
- Placa das Filipinas

Movimento
Pensando num movimento de milhõesde anos, a litosfera flutua sobre a astenosfera, e encontra-se partida em pedaços que se designam por placas tectónicas. O princípio chave da tectónica de placas é a existência de uma litosferaconstituída por placas tectónicas separadas e distintas, que flutuam sobre a astenosfera. A relativa fluidez da astenosfera permite que as placas tectónicas se movimentem em diferentes direcções.

Umaplaca tectónica (Portugal) ou placa tectônica (Brasil) é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência e/ou zonas de subducção. Actualmente, a Terra tem sete placas tectónicas principais emuitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da Tectônica de Placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de...
tracking img