O trabalhador brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalhador brasileiro

História do Brasil por Boris Fausto

1-Colônia
“A historia é uma ciência humana. Isso quer dizer que ela tem uma certa relatividade dependendo muito da visão dohistoriador. A historia tem uma lógica tem normas, tem um processo, portanto tem uma objetividade”.

Portugal século xv

Portugal foi o pioneiro da expansão marítima por varias razões: uma de ordeminterna foi o fato de que muito cedo Portugal se transformou numa monarquia centralizada e a coroa portuguesa teve os recursos suficientes para empreender uma grande aventura em busca de novas terras.Existem outras razões.Portugal aprendeu com genoveses da Itália as técnicas de navegação andando pelo mar mediterrâneo.
A outra é a posição de Portugal que fica ali no atlântico, numa espécie de ponta,dizendo não em linguagem de geógrafo, mas em linguagem comum, é uma ponta da Europa e isso facilitava que os portugueses se lançassem pelo atlântico afora em busca de novas terras.
Os Lusíadas
Luisde Gamões

“As armas e os barões assinalados, que da ocidental praia Lusitana por mares nunca antes navegados passaram ainda alem da taprobana,e em perigos e guerras esforçando mais do que prometia aforça humana,e entre gente remota edificaram novo reino,que tanto sublimaram”.

O que os portugueses afinal de contas foram buscar saindo da sua terra, certamente eles foram buscar em 1º lugarbenefícios materiais.Eram duas as grandes atrações do tempo, o ouro e as especiarias, as especiarias eram a pimenta, a noz moscada, o cravo e a canela que serviam principalmente para disfarçar o gostodos alimentos.O que causava esse mau gosto?
Nessa época não havia refrigeração, então eram comuns os alimentos se estragarem, ao mesmo tempo havia um espírito de aventura, a aventura não explica tudo,mas tem um peso, o desejo de conhecer novos mundos, novas terras, havia toda uma fantasia do que ia ser o novo mundo.
O novo mundo era uma coisa que povoava o imaginário dos europeus desde a idade...
tracking img