Analise filme pao e rosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CBA Gestão de Negócios – Ibmec Juiz de Fora
Competências Gerenciais – Norma Kirsten
Aluna: Priscila Lopes de Paula Valente
Resenha do filme “Pão e Rosas”
O filme “Pão e Rosas” retrata umarealidade muito presente em países desfavorecidos que não pertencem ao grupo das grandes economias mundiais: a desterritorialização em busca de melhores condições de sobrevivência. Assim como aconteceinternamente no Brasil, pessoas do nordeste do país procuram melhores oportunidades no sudeste (região de maior concentração econômica), a personagem central da trama, Maya, nos mostra todas as dificuldadesque se pode enfrentar quando uma pessoa decide tentar a vida em terras distantes.
Maya é uma jovem mexicana, nascida em Tijuana, que com o sonho de vencer decide ir ilegalmente para Los Angelesencontrar com sua irmã Rosa. Depois de passar por apuros com “coiotes” logo ao atravessar a fronteira, Maya consegue trabalho na mesma empresa da irmã como faxineira, durante a madrugada, em um prédio deimportantes escritórios e acaba descobrindo a comunidade formada por latinos, na sua maioria ilegais, que tem 2 e até 3 empregos para reforçar o orçamento e que são explorados pelos patrões e recebemconstantes ameaças de demissão e deportação dos Estados Unidos.
Sam, um americano e apaixonado ativista sindical, articulador do movimento “Justice for Janitors”, que conhece a dificuldade damobilização da classe trabalhadora, que reúne todas as características desejáveis pelos capitalistas para a exploração de mais-valia, ou seja, baixo nível de escolaridade, estrangeiros, ilegais,desarticulados entre si e predominantemente femininos. Ele aparece na trama para despertar o sentimento de coletividade por parte desses trabalhadores subordinados e acaba abrindo os olhos de Maya para aconsciência de classe, que se engaja em uma campanha em defesa dos direitos trabalhistas.
Porém, a situação limite de abuso foi a uma das funcionárias da companhia, praticado pelo gerente Perez, que...
tracking img