O taylorismo foi superado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Escola de Administração - Teorias Organizacionais
Professora: Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva

O Taylorismo foi superado?

Índice



Introdução.......................................................................................3

Quem foi Frederick Taylor..............................................................4Introdução ao Taylorismo e seus 4 princípios fundamentais .........5

Os 10 elementos básicos do Taylorismo e exemplos de sua
aplicação na atualidade...................................................................6

Conclusão.......................................................................................9Bibliografia...................................................................................10

Introdução

O objetivo deste trabalho é analisar as características do Taylorismo - método desenvolvido e aplicado na indústria no início do século XX para racionalizar o trabalho – e verificar a sua utilidade ou não nas industrias, e também em outros setores, após muitos anos de evolução das estruturas das relações de trabalho e, principalmente, da estrutura domercado em si. Para isto, faremos um breve resumo acerca da história de seu idealizador, Frederick Taylor, os princípios fundamentais de sua ideologia, bem como os Elementos Básicos do Taylorismo que serão tratados ao longo do trabalho, e traçaremos um comparativo com exemplos contemporâneos. Não vamos nos ater neste trabalho a questões econômicas e sócio-políticas das épocas abordadas, pois o objetivocentral é analisar a aplicabilidade das teorias – modificadas ou não – independente de fatores externos.



Quem foi Frederick Taylor?

Frederick Taylor nasceu na cidade da Filadelfia, estado da Pensilvania, nos Estados unidos, no dia 20 de março de 1856. Primeiramente desejava estudar direito na universidade de Harvard, entretanto desconsiderou essa ideia após mudar a suavisão de mundo, abandonando os estudos em seguida.
Aos 18 anos começou a trabalhar em uma oficina mecânica como aprendiz em máquinas-ferramentas e fabricação. Em 1878 sua carreira progrediu quando se tornou funcionário da Midvale Steel Company. Pouco tempo depois, passou a ser contador da fabrica, onde, em seguida, tornar-se-ia torneiro por causa de seu grande rendimento e eficácia profissional.Posteriormente, já lhe era concedido o cargo de mestre dos tornos.
Aos 23 anos, quando ainda era capataz, começou a aplicar os seus processos científicos aos métodos de produção e ao gerenciamento da indústria, visando sempre um maior rendimento, eficácia e qualidade da companhia como um todo. Em 1880 sua vida melhora e volta a fazer o curso de engenharia mecânica, que acaba por completar econseguir seu diploma em 1885. Torna-se engenheiro-chefe.
Em 1896 entrou para a Bethlehem Steel Works, onde pretendia aperfeiçoar seus estudos e aplicar seus diversos métodos para um maior aperfeiçoamento produtivo. Em 1900, após ter grande sucesso na Bethlehem Steel Works, revelou ao país todos os seus êxitos dizendo que todos os gerentes, chefes e administradores também poderiam conseguirfazê-los bastasse seguir seus princípios científicos.Em 1906 foi eleito presidente da American Association os Mechanical Engineers. Pouco tempo após a ocupação do cargo foi abandonando os negócios, que viriam a se encerrar por completo logo em seguida.
Em março de 1915, quando viajava para Middle West, Taylor contrai pneumonia e vem a falecer no dia 21 de março de 1915, deixando o mundo inteiroórfão do “pai da administração científica“.



Introdução ao Taylorismo e seus 4 princípios fundamentais


Frederick Taylor promove uma revolução do sistema produtivo a partir de uma base cientifica inovadora. Pensando sempre em aumentar o rendimento da produção e a eficácia do trabalhador, tentou reduzir cada ação manual a movimentos elementares que pudessem ser...
tracking img