Pim redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1























1.TECNOLOGIA DE BANCO DE DADOS


1.1 Definição de banco de dados


Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados a um tópico comum, para tornar o processo de desenvolvimento de um banco de dados consistente e bem documentado é necessário passar três etapas importantes. O Modelo conceitual que nos fornece a visão donegócio e não está preso a nenhuma tecnologia, o modelo lógico que nos fornece a visão técnica do banco de dados e neste caso está fortemente acoplado ao Sistema de banco de dados escolhido e o modelo físico que compreende as peculiaridades físicas da construção do banco de dados fisicamente, como scripts de criação de tabelas. Este modelo também está fortemente acoplado ao sistema de banco de dadosescolhido.


1.2 Modelo de dados


É a representação gráfica de um domínio de informações que se deseja armazenar.


1.3 Modelo conceitual


E a representação de todas as regras de negócio sem se limitar a tecnologias de banco de dados. Esta representação está a um nível de abstração alto no qual o usuário consegue entender facilmente o modelo, com isso podemos validar o modelode dados de acordo com a necessidade do usuário. Somente após uma modelagem bem definida poderemos passar ao próximo nível, a modelagem lógica dos dados.


1.3 Modelagem de dados



É a técnica de necessária para criar modelo de dados, tem como principais benefícios fornecer:

• Representação gráfica do negócio para que o usuário comum possa entender facilmente, podendo assimvalidar ou invalidar o modelo
• Documentação válida do sistema de informação
• Fácil visualização do relacionamento entre todas as entidades.




1.4 Modelo entidade relacionamento (MER)


O modelo entidade relacionamento é a ferramenta gráfica idealizada por Peter chain para representar modelos de dados, identificando entidades, seus atributos e relacionamentos.1.4.1 Entidades


Entidade é algo concreto ou abstrato no qual se deseja guardar informações. Exemplos: Cliente, Livro, Produto, Nota Fiscal. O Nome da entidade deve estar no singular.

Representação gráfica:







1.4.2 Entidade Fraca

São entidades que não possuem atributo chave próprio. Um exemplo interessante é a relação entre funcionário e dependente, onde dependente é aentidade fraca.









1.4.3 Atributos


Atributos são propriedades que caracterizam a entidade. Exemplo: Propriedades do aluno : Nome, RA, Data de nascimento. Propriedades do Cliente: Nome, CPJ, RG, Data de nascimento. Propriedades do livro: ISBN,Quantidade de Páginas, Título.
Os atributos se dividem em alguns grupos: Mono valorados, Multivalorados, derivados e compostos:Mono valorados ou simples(atômicos) : Atributos que assumem um único valor e não são compostos por outros atributos.


Representação gráfica :

[pic]


Multivalorados : São atributos que podem assumir somente um dos valores de uma lista de valores conhecidos. Ex: Sexo {Masculino ou feminino}. Um atributo multivalorado deve conter um limite inferior e superior para restringir os númerosde opções possíveis.

Representação gráfica :







Derivados : São atributos que se deseja representar em um modelo de dados mas que são derivados de outros atributos. Um exemplo é a idade que é derivada da data de nascimento.

Representação gráfica :




Compostos : São atributos compostos por outros atributos, um exemplo clássico é o endereço que é composto por um bairro,cidade, logradouro etc.., são úteis quando o usuário quer definir um atributo com um conjunto de atributos.


Representação gráfica :








Atributo chave: Uma restrição importante da entidade é o atributo chave, ou seja o atributo mais importante que identifica cada ocorrência da entidade e nunca se repete. Um exemplo seria o cpf da entidade cliente.

Representação gráfica :...
tracking img