Trabalho sobre o texto taylor: mal-amado e incompreendido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração








TRABALHO SOBRE O TEXTO: “TAYLOR: MAL-AMADO E INCOMPREENDIDO”













Diogo Ferreira Netto








2011
PERGUNTAS


1-)Descrever o contexto percebido pela análise do texto.

Resposta:
Em fins do século XVIII e início do XIX a sociedade em que Taylor vivia era predominantemente racionalista, ou seja, já estavam em francadifusão as idéias das ciências naturais e sociais, salvo o campo da própria administração o qual Taylor iria “revolucionar”. Para o racionalismo o homem é um ser eminentemente racional que conhece todosos cursos de ação disponíveis, buscando sempre maximizar benefícios com suas escolhas. O principal motivador para o homem seria o dinheiro.

2-) Citar o objetivo que o texto se propôs e arelevância do texto para a ciência da Administração.

Resposta:
O texto tem como objetivo mostrar como Taylor, apesar de incompreendido por diversos setores da sociedade, foi importante para a Administraçãocomo Ciência e para a Administração de Empresas na prática a partir da aplicação de suas idéias. Quanto à relevância do texto em si para a Administração como Ciência ele mostra que as idéias de Taylorforam e ainda são importantes para o funcionamento de algumas das economias mais fortes do mundo como a norte-americana e a japonesa na nossa época. As maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo,como o McDonald’s, adotam princípios do taylorismo na produção e gestão. Com isso coloca que Taylor não deve ser esquecido, mas sim lembrado, utilizado, estudado e reconhecido.

3-) Qual o objetivodo autor?

Resposta:
O autor teve como objetivo mostrar que as idéias de Taylor são importantes para a Administração de Empresas (como ciência e na prática), para a construção de uma economiaforte e para uma sociedade voltada para a eficiência, mostrando, no processo, que muitos setores (como os marxistas) não compreenderam Taylor, o acusando de “cruel” por exigir mais dos trabalhadores,...
tracking img