O sus que temos e o que queremos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA
Credenciada nos termos da Portaria de Nº 196/2005 – DOU N° 15/2005
Renomeada pela Portaria de N° 366/2007 – DOU N° 82/2007




IVANDRA DE MELO VASCONCELOS AGUIAR


O SUS QUE TEMOS E O QUE QUEREMOS.
Um dos princípios do SUS: Equidade.








Chapadinha – MA
2012

O SUS QUE TEMOS E O QUE QUEREMOS.

O SUS é resultados de intensos processos delutas dos trabalhadores na década de 80, garantindo nossos direitos na CF de 88, porem sendo regulamentado só em setembro de 1990 através da lei 8.080, sendo complementada com a lei 8.142/90.
O SUS com seus 22 anos de existência, vem sendo negligenciado em favor de uma política econômica limitante e de acordos políticos voltados á eles, os políticos veem o cargo publico que ocupam como umapropriedade privada, sua ou de sua família, ficando assim os interesses da coletividade prejudicados.
Fugindo de suas responsabilidades com a seguridade social e o SUS, às vezes, ou sempre criando barreiras para impedir o andamento do SUS adequadamente, restringindo financiamento, recursos humanos, permitindo a expansão do setor privado em áreas estritamente publicas, permitindo as práticas clientelistase patrimonialistas.
O SUS que temos precisa de muitas mudanças para que possa chegar a ser de fato na pratica como é no papel. Essas mudanças dependem primeiramente de uma fonte estável com recursos Federais, estaduais e Municipais.
O SUS que temos é um SUS de filas demoradas, falta de atendimento humanizado, direitos dos usuários violados, obras inacabadas e equipamentos que não trazemmelhorias, metas dos programas não cumpridas, burocratização na distribuição de remédios de alto custo, etc.Tudo isso não é culpa do Sistema, e sim dos gestores que não tomam nenhuma iniciativa em prol do povo. Então devemos para de criticar o que é publico e tomar atitudes, agir, somos acomodados com o SUS que esta em pratica, devemos ver e entender o que realmente o SUS nos oferecem, temos privilegioem termos um plano de saúde publico cheio de riquezas, riquezas estas que precisam ser distribuídas, precisa-se de um SUS integral, para que tudo isso aconteça, precisa-se de ousadia no campo da política, (como na época da VIII Conferencia).

Os brasileiros em busca de assistência e cuidados à saúde na rede do SUS são submetidos a filas que se formam desde a madrugada para pegar senhas,passam por triagens, aguardam horas em locais de espera, frequentemente desconfortáveis, e necessitam, quase sempre, percorrer mais de um estabelecimento nos casos exigentes de realização de exames e obtenção de medicamentos. A lógica que deve orientar a organização dos serviços de atenção e atuação dos profissionais da saúde é a de tornar mais fácil a vida do cidadão usuário, no usufruto de seusdireitos. Trata-se de organizar o SUS em torno dos preceitos da promoção da saúde, do acolhimento, dos direitos à decisão sobre alternativas terapêuticas, dos compromissos de amenizar o desconforto e o sofrimento dos que necessitam assistência e cuidados. (Fórum da Reforma Sanitária Brasileira, 2006, p.3)

O SUS que queremos é um SUS de acolhimento, acessibilidade e atendimento com qualidade aosusuários, gestão competente e transparente, valorização e educação continuada dos profissionais, respeito às diferenças étnicas e culturais, mais saúde para a população com políticas publicas integradas, eliminação das enormes filas de espera, que os profissionais de saúde se empenhem melhor no atendimento ao paciente.
É importante lembrar que, apesar das restrições, a luta pela implantação do SUSestá crescendo e tem alcançado vitórias, graças à ação decisiva de milhões de cidadãos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores comprometidos com um projeto político popular e democrático em defesa da vida.
Uma das conquista recentemente em relação a saúde é a lei que obriga o SUS a atender os pacientes com câncer no prazo de 60 dias após a confirmação do diagnostico em laudo da doença,...
tracking img