O sus que temos e o sus que queremos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bianca Cavalaro Leite

O SUS QUE TEMOS E O SUS QUE QUEREMOS

O SUS realmente seria um sistema público de saúde modelo se a realidade do sistema estivesse condizente com a proposta do movimentosanitário, com o SUS constitucional. Contudo, como o texto “A crise da saúde no Rio de Janeiro” nos relata, a realidade é outra. Os níveis de governo “jogam a culpa” de um para o outro, deixando deinvestir, de compartilhar responsabilidade, de pensar na saúde como algo a ser pensado com prioridade, e não deixados para quando vir à tona as deficiências, quando denunciarem, aí sim, vai mobilizarpara resolver a determinada questão.
A cada dia vemos a falência dos serviços públicos de saúde, não somente no caso do Rio de Janeiro, mas em todo o país, a marca forte do clientelismo, evidenciandoainda mais que a proposição do SUS inscrita na Constituição de 1988 de um sistema público universal não vêm se efetivando e nem vêm andando por rumos diferentes.
O SUS foi se consolidando comoespaço destinado aos que não têm acesso aos subsistemas privados, onde os serviços são melhores, são mais “confiáveis e garantidos”.
Quando o autor diz sobre o direito de prescrever medicamentos etratamentos caros, realmente, os médicos que atendem pelo SUS, em sua maioria, prescrevem medicamentos genéricos e já os que atendem em setores privados prescrevem medicamentos “mais caros”, já subentendemque os atendidos pelo SUS não podem pagar pelos mais caros, já os que procuram os serviços privados, teriam mais condições.


Não acredito, como o autor diz, que “todo atendimento deve ser pago”que teríamos mais recursos se “tivessem alguma participação” , porque o art. 2º da Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 diz:” A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover ascondições indispensáveis ao seu pleno exercício.”, desse modo as palavras fundamental e Estado já nos remetem a entender que o sistema de saúde público deve ser provido pelo ESTADO, se tivermos...
tracking img