O sistema stanislavisk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O método foi desenvolvido para o teatro. É delicado afirmar que Ledger o utiliza em seus papéis, pois o teatro e o cinema são universos bem diferentes.

O teatro só acontece a partir do momento emque o publico e os atores entram em contato. Ao contrário do cinema, não é um produto transportável, apresentado em condições completamente controladas. Além disso, o teatro é uma interpretaçãoartística do real, jamais tenta reproduzi-lo. Já o cinema possui ferramentas para tentar criar seus personagens da maneira como as pessoas realmente são, buscar o real. Não é a característica exclusiva docinema, mas é uma possibilidade, e isso o teatro não busca. Isso significa que o ator deve amenizar certas facetas típicas da interpretação teatral.

O método Stanislavski ressalta que a intensapreparação serve para dar ao ator a liberdade de fazer o que precisa para se sair bem no palco: saber usar o corpo e a voz de forma intuitiva e corajosa, desvincular-se do seu ego e ter total controle dotempo. Por mais que Heath Ledger prepare minuciosamente e se entregue aos seus personagens, ele ainda os está interpretando de forma controlada, com cortes, ajustes de câmera, e a possibilidade deregravar um take se ele errar o diálogo. A essência de toda essa mecânica interfere diretamente com a eficácia da aplicação do método de Stanislavski no cinema.

Em termos exclusivos de construção dopersonagem, acredito que o método mais artístico seja mesmo o desenvolvido por Stanislavski (Grotowski também) para os palcos, mas é necessário conscientizar o ator que não é preciso pensar emprojetar-se para um público real, e habituá-lo a técnicas exclusivamente cinematográficas. O teatro já oferece ao ator os instintos de marcação de cena, luz e movimentação. A migração para o cinema não é tãodiferente. Ajustes devem ser feitos, mas a base pode sim ser mantida.

Infelizmente não é o que ocorre na prática do cinema contemporâneo. Há atores que pensam em blocos, em quadros, pois tudo é...
tracking img