Tetrafas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA COMUNICAÇÃO



FACULDADE CCAA
Raquel Monteiro – 2º PERÍODO - PP – Noite
TA2 – Resenha - Magia e Técnica, Arte e Política -
“A Obra de Arte naEra de Sua Reprodutibilidade Técnica” – pág. 165 a 174
Walter Benedix Schönflies Benjamin (Berlim, 15 de julho de 1892 — Portbou, 27 de setembro de 1940) foi um ensaísta, crítico literário,tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão.
Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Georg Lukács e Bertolt Brecht, comopelo místico judaico Gerschom Scholem. Conhecedor profundo da língua e cultura francesas, traduziu para alemão importantes obras como Quadros Parisienses de Charles Baudelaire e Em Busca do TempoPerdido de Marcel Proust.

Reprodutibilidade técnica em essência, quer dizer que a obra de arte sempre foi reprodutível, sempre foi imitada manualmente. Há muitos anos atrás tudo o que o homem faziapodia ser imitado por outros homens, tanto entre os mestres e os discípulos nos ensinamentos quanto entre os interessados em lucrar.
Com o passar do tempo essa “imitação” foi se desenvolvendo, com axilogravura o desenho tornou-se pela primeira vez tecnicamente reprodutível, antes mesmo de a escrita ser usada pela imprensa. Na Idade Média, a estampa era feita em chapa de cobre e a água-forte,assim como a litografia, que com a técnica de reprodução permitiu às artes gráficas pela primeira vez colocar no mercado produções em massa e também sob a forma de criações sempre novas.
Graças àlitografia, a técnica de reprodução atinge uma etapa essencialmente nova; As artes gráficas adquiriram os meios de ilustrar a vida cotidiana e começaram a situar-se no mesmo nível que a imprensa, mas alitografia estava no começo quando foi ultrapassada pela fotografia. Pela primeira vez no processo de reprodução a mão deixou de ter uma responsabilidade grande na arte que agora pertencia unicamente...
tracking img