O ser humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ser Humano
A investigação sobre o mundo que acabamos de realizar pode ser considerada pano de fundo de outra investigação, talvez mais cara para todos nós: aquela que corresponde à humanidade. Assim, nosso foco agora se fechará sobre algumas das principais questões acerca do ser humano: sua essência ou especificidade, sua condição no mundo, suas fortalezas e debilidades. Vejamos o que podemosencontrar.

Natureza ou Cultura? Um ser entre dois mundos

O que é o ser humano? Ou, dito de uma maneira mais pessoal, quem somos nós? Comecemos nossa busca pela biologia. Sabemos que somos seres vivos pertencentes ao reino animal e, mais especificamente, à espécie denominada Homo sapiens. O que distinguiria nossa espécie das demais?

Humanos e outros animais
Se compararmos o corpohumano com o de outros animais, veremos que o nosso não é tão capacitado quanto o deles para enfrentar uma série de dificuldades. Como ilustra o arqueólogo australiano Gordon Childe (1892 – 1957), não temos, por exemplo, um couro peludo como o do urso para manter o calor corporal em um ambiente frio.
O corpo humano também não é excepcionalmente bem-adaptado, como o de alguns animais, à fuga, àautodefesa ou à caça. Por isso, não temos a capacidade de correr como uma lebre ou um avestruz. Não temos a coloração protetora do tigre ou a armadura defensiva da tartaruga ou da lagosta. Não temos asas para voar e poder localizar mais facilmente uma caça. Faltam-nos o bico, as garras e a acuidade visual do gavião .
No entanto, conclui Gordon Childe:
“O ser humano pode ajustar-se a um númeromaior de ambientes do que qualquer outra criatura, multiplicar-se infinitamente mais depressa do que qualquer mamífero superior, e derrotar o urso polar, a lebre, o gavião e o tigre, em seus recursos especiais. Pelo controle do fogo e pela habilidade de fazer roupas e casas, o homem pode viver, e vive e viceja, desde os pólos da Terra até o equador. Nos trens e automóveis que constrói, podesuperar a mais rápida lebre ou avestruz. Nos aviões e foguetes pode subir mais alto do que a águia, e, com os telescópios, ver mais longe do que o gavião. Com armas de fogo pode derrubar animais que nenhum tigre ousaria atacar. Mas fogo, roupas, casas, trens, automóveis, aviões, telescópios e armas de fogo não são parte do corpo do homem. Eles não são herdados no sentido biológico. 0 conhecimentonecessário para sua produção e uso é parte do nosso legado social. Resulta de uma tradição acumulada por muitas gerações e transmitida, não pelo sangue, mas através da linguagem (faia e escrita). A compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais relativamente pobres é o cérebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado sistema nervoso, que lhe permite desenvolver sua própria cultura”.Assim, diferentemente dos outros animais, os humanos não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. São também seres que modificam o estado de natureza, isto é, a condição natural das coisas, definida pela natureza. Isso significa que os humanos são também seres culturais. Esmiucemos um pouco mais o que acabamos de afirmar.

Condutas inatas e aprendidas
Aprendemos em biologiaque boa parte do comportamento dos animais está vinculada a reflexos e instintos (padrões inatos, não aprendidos, de conduta), relacionados a estruturas biológicas hereditárias. Assim, o comportamento de um inseto é praticamente igual ao de qualquer outro de sua espécie, hoje e sempre. É o que observamos, por exemplo, na atividade das abelhas nas colmeias ou das aranhas tecendo suas teias.
Noentanto, algumas espécies animais apresentam, além dos modelos comportamentais considerados inatos, algumas reações mais flexíveis, imprevisíveis ou maleáveis, de acordo com as circunstâncias ambientais. É o caso, por exemplo, de cães e gatos, nos quais distinguimos muitas vezes o que se poderia chamar de “personalidade”. Em chimpanzés e gorilas, é possível encontrar atos inteligentes e uma...
tracking img