O ser humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao se considerar a explicação evolucionista da origem do homem, um fato deveria vir à vista: a assombrosa exceção que significa o ser humano como momento do processo evolutivo.
Quer dizer, durante milhões de anos as espécies de seres vivos procederiam umas das outras, passando, sim, de seres menos perfeitos a seres mais perfeitos, melhor adaptados, mas sempre se mantendo dentro dos limites doreino natural.
Em que consistem esses limites? Em que a "história", que não é tal precisamente por isso, das espécies irracionais é cíclica, se repete sempre o mesmo esquema ao longo das gerações. Os cordeiros de hoje tem sido exatamente iguais a dois mil anos e continuarão assim até que haja cordeiros no planeta.
O animal irracional não transforma a natureza, inclusive quando parece que o faz,como no caso do cordeiro ou dos térmitas, o que faz é seguir um instinto natural que é sempre o mesmo para sua espécie.
O surgimento do ser humano no meio de toda essa natureza viva, é algo como um fogo de artifício aceso de repente na noite.
Só a indiferença pode nos fazer ficar insensíveis a uma exceção tão clamorosa. De repente, aparece sobre a face do planeta um animal que é capaz depensar e decidir, de planejar, de prever o futuro, de estudar os mecanismos naturais para imitá-los em suas invenções ou para aproveitar-se dos mesmos, de refletir sobre si mesmo e o que o rodeia e perguntar sobre sua própria origem e fim, de reconhecer sujeito a leis morais que não estão escritas em nenhuma parte mas que são mais fortes que as leis escritas, de criar civilizações, impérios, artes,ciências, religiões, etc. E de ter portanto o que as outras espécies nunca poderiam ter: história.
Frente a esse fato visível, que dizem os evolucionistas, que são materialistas? Apenas podem balbuciar algo sobre o tamanho do cérebro, do polegar, a postura ereta, etc.
É como se diante de um quadro de Rembrandt se começasse a fazer investigações sobre o tamanho do pincel, a composição química dospigmentos, a solidez da tela, etc.
É muito mais "científico" crermos, reconhecer que no momento em que aparece o ser humano no planeta, o processo evolutivo recebe um "plus" de energia externa, algo como se um potente catalisador tivesse sido feito na matéria viva para fazê-la dar o salto que por si só não pode dar em milhões de anos.
Esse "catalisador" é precisamente o espírito, que por serimaterial, não pode proceder da evolução. Mas que tem que ser dado pelo Espírito subsistente, Deus.
Os evolucionistas materialistas se preparam para tratar de dissimular este fato imenso recorrendo a gradualidade e aos longos períodos de tempo. Iludem-se, pensando que se há tempo suficiente, o selvagem irracional poderia se desenvolver até chegar a um Beethoveen, Aristóteles e Michelângelo.Calcule o tempo que seria necessário, já que as espécies animais hoje conhecidas não registraram uma mudança importante em seu modo de viver desde mais ou menos 6000 anos que dura nossa história escrita!
Mas o tema da gradualidade é um tema muito difícil. Podemos entender que o primeiro ser humano subiu até o nível do último pré-humano. Se conheceram?
O caso é que com ele não se consegue nada.Porque por mais que o primitivo não-homem e o homem estivessem fisicamente próximos um do outro na pré-história, ainda estava longe um do outro, não por resultados imediatos que houvesse alcançado a raça humana, mas pela qualidade diferente do processo, do dinamismo em que se estava desde o começo.
E este novo tipo de processo e desenvolvimento pressupõe uma base ontológica, uma essência ounatureza, totalmente nova e original, que é ela mesma um ato e tem em potência todas as infinitas realizações possíveis do ser humano, que vão se desdobrando ao longo da história.
Não se desenvolveu mais do que já estava. Por mais parcido fisicamente que fosse aos não-humanos que o cercava quando veio ao mundo, o primeiro ser humano, pelo fato de ser a origem de um processo que termina na atual...
tracking img