O sentido do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SENTIDO DO TEXTO

Na aula passada, vimos que um texto precisa

coeso para ter unidade de sentido.
ser

Vamos trabalhar o sentido do texto...

A coerência textual é a relação lógica entre as ideias. Essas ideias devem complementar uma a outra. As partes do texto não podem ser contraditórias entre si.

A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o autor e odestinatário têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento da língua. Conhecimento de outros textos (intertextualidade).

O texto é coerente, portanto, quando é possível estabelecer sentido.

O texto é coerente quando: ele segue o princípio de

Interpretabilidade
lê, entende.

quem o

Veja o exemplo: Os alunos estudaram muito para prova, por isso comeram nacantina ontem e vão comer hoje. Nossa, como vocês falam!

“Era noite, um breu só... Tudo e todos eram pardos. O interessante é perceber que a claridade dos rostos abatia meus olhos de tanto lusco-fusco” Veja como esse texto é incoerente. Não há como num cenário desse: noite, breu, eram pardos, lusco-fusco, alguém ver, perceber “a claridade dos rostos...

Os textos acima são contraditórios, nãoapresentam informação clara. Estabelecem junção absurda entre as informações; portanto, são textos incoerentes. Não seguem princípio da interpretatividade.

A coerência do texto é conseguida quando as informações que o texto veicula estão ordenadas numa relação lógica e harmônica, interligadas de maneira clara, com nexo entre as partes.

Não basta, portanto, que o texto coesão, é preciso tambémtenha desenvolver o raciocínio sem lapsos, lacunas, mudança brusca das informações.

cronológica: 1. Manter a ordem cronológica não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão (mas nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida). Escovou os dentes e pegou a escova e pôs a pasta dental. Pegou a escova, pôs a pasta eescovou os dentes.

descritiva: 2. Seguir uma ordem descritiva isto é, seguir a ordem em que a cena, o objeto, o fato são observados - dos detalhes mais próximos para os mais distantes, ou vice-versa; de dentro para fora; da direita para a esquerda etc. Primeiro, via floresta ao longe, por isso era difícil saber o que nela tinha, daquela distância. Quando se aproximava dela, via o real tamanho dasarvores, a cor das flores e como era cintilante as folhas caídas no chão.

informaç 3. Uma informação nova deve se ligar a outra, enunciada: já enunciada à medida que o texto avança, as novas ideias devem se relacionar às antigas, de maneira que todas permaneçam interligadas Um homem é bípede. Mas há aqueles que, embora tenham duas pernas, pelo tamanho de sua ignorância, tornam-se quadrúpedes,pois podem perfeitamente serem comparados a um cavalo.

repetições: 4. Evitar repetições uma ideia já enunciada pode ser repetida - e, em alguns casos, é imprescindível que isso ocorra -, mas desde que acrescentemos uma informação nova ao raciocínio, um novo elemento, capaz de aclarar ainda mais o assunto de que estamos tratando. Ou seja, devemos evitar redundâncias: à medida que escrevemos, otexto se amplia graças à agregação de novas ideias, e não porque insistimos no que já foi tratado ou usamos um excesso de palavras.

A educação vai de mal a pior. Não há escolas. Não há funcionários. Os professores estão largando a profissão. A educação vai de mal a pior porque está tudo muito ruim, as coisas estão sem rumo; está tudo muito complicado. As ideias estão muito repetitivas nessetexto. Veja a versão. E observe a informação nova grifada. A educação vai de mal a pior. Não há escolas. Não há funcionários. Os professores estão largando a profissão. Esse problema só será resolvido com

políticos sérios que sabem que a educação é prioritária em um país.

contradizer: 5. Não se contradizer uma tese exposta e defendida no início não pode ser atacada no final do texto. Se o...
tracking img