O sentido da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Psicologia | Semestre: 1 | Disciplina: Filosofia | Data: 09/07/2012 |

Tema: O Sentido da Vida

Resumo:O sentido da ação depende da finalidade, se a ação lhe proporcionar prazer ou tiverqualquer fim em vista terá algum sentido.O bem estar é finalidade última, pois serve como meio para a conquista de outra coisa qualquer. Uma ação pode ser um fim para outra.Para uma atividade tersentido precisa ter um valor para quem a pratica.A vida para ter sentido necessita de algo mais que apenas a felicidade, precisa de um sentido alem do prazer pessoal, trata-se do modo pelo qualatingimos nossas realizações e chegamos a ser felizes.O que passou não vai ser destruído, mesmo que não exista mais, o sentido que teve quando existiu foi essencial.
Objetivos principais docapítulo.Compreendermos o problema que envolve o sentido da vida.Compreendemos o problema de transitoriade. (a vida é passageira)Tomar posição sobre o sentido da nossa vida.
Conceitos destacados
Finalidade última:Não tem outro fim que não ela mesma.Finalidade instrumental: Algo que se faz porque se tem em vista outra coisa.Valor intrínseco: Autonomia se tem valor apenas por si.Valor instrumental: Tem valor emfunção de ser um meio para alcançar o que tem valor por si.Sentido subjetivo: Quem desempenha pensa que tem sentido.Sentido objetivo: Se tiver realmente um sentido.Valor subjetivo: A pessoa em causapensa que tem valor.Valor objetivo: Se realmente tiver valor.Minha opinião:O problema do sentido da vida é cercado por duvidas e angústia em muitas pessoas. Refletir sobre a vida é algo difícil e ocorregeralmente quando temos problemas difíceis e complicados. Para Filosofia, é um problema comum, do qual se pode defender, criticar ou argumentar de diferentes pontos de vista.As metas que buscamosatingir em nossa vida não são perda de tempo, pois nada é inútil, tudo nos ajuda a crescer como pessoas e a sermos cada vez mais humanos.Se mais cedo ou mais tarde vamos morrer, e tudo aquilo que...
tracking img