Sentido da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sentido da Vida
Muitos de nós, simples cidadão comuns, costumamos reflectir sobre a nossa razão de viver, porque é que nascemos, qual o nosso propósito para ter sido abençoados com uma oportunidadede viver.
Estas pequenas reflexões devem-se ao simples facto de que o Homem, em geral, é um ser frágil, débil que apenas nota a sua fraqueza quando atravessa momentos de dor, angústia, desespero,etc. Por outro lado, o ser humano é o único animal dotado de inteligência pelo que consegue passar por estes momentos de reflexão. O ser humano sente que tem plena finitude e é isso que o leva aquestionar o sentido da vida.
A grande condicionante que leva o Homem a questionar o sentido da existência é o de não criar objectivos, fins, intuitos, metas que, ao concretizá-las, o faça sentir-se bemconsigo próprio.
No entanto, ao aperceber-se do que se está a suceder consigo mesmo pela associação de tudo o que lhe acontece, o Homem encontra o sentido da vida.
Em suma, tudo na vida tem sentido, aocontrário do que nos parece, pois o Homem não consegue descodificar tudo o que lhe acontece, entrando muitas vezes em desorientação.
A procura pelo sentido da vida tem de partir da vontade própria doHomem, as coisas têm de fazer sentido ao próprio indivíduo e não ao outros. Esta procura pelo sentido da vida faz com que cada um seja uma pessoa diferente. Há quem defenda que é o próprio Homem quedá sentido à sua vida e há quem diga que é na religião que encontramos o sentido da vida. A decisão por uma das teorias faz com que existam os ateus e os crentes.
Existe ainda outro tipo de pessoaspara o qual a vida não faz sentido (apenas porque não delimitam objectivos na sua vida). Estas pessoas são muitas vezes influenciadas pelo meio em que vivem, pelo mundo injusto em que vivemos, por todoo mal que nos acontece. O destino final destas pessoas acaba por ser, na maior parte das vezes o suicídio, o que demonstra o quão importante é achar o sentido da vida.
Outro tipo de pessoas julga...
tracking img