O sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE META – FAMETA
CURSO DE BIOMEDICINA - TURMA 01 – NOTURNO
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
DOCENTE: LEONARDO CREMA
DISCENTE: LEANDRO MUNIZ




ASSUNTO: O SANGUE

RIO BRANCO – ACRE, 30 DE OUTUBRO DE 2012.

SUMÁRIO

PLASMA E OS ELEMENTOS CELULARESDO SANGUE
PRODUÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS
OS COMPONENTES CELULARES DO SANGUE
OS GLÓBULOS VERMELHOS
OS GLÓBULOS BRANCOS
AS PLAQUETAS
ANTI-PLAQUETAS
DIFERENÇA ENTRE PLASMA E SORO
OS ELETRÓLITOS
OS MICRONUTRIENTES
OS HORMÔNIOS E EXCRETAS METABÓLICAS
O GRUPO ABO
O FATOR RH
A HEMOSTASIA
A COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA
CONCLUSÃO

SANGUE
O sangue é a porção circulante dofluído extracelular, foi associado por muito tempo como sendo o centro da vida para muitos, pois se acreditava que muitas moléstias sofridas pelos seres humanos eram decorrentes de males no sangue, era também tido como o centro da energia corporal, estima-se que a energia circulante no nosso corpo era acontecida por meio do sangue. As técnicas de sangria eram usadas freqüentemente para cura de muitasdoenças infecciosas nos séculos passados.
PLASMA E OS ELEMENTOS CELULARES DO SANGUE
Figura 1 Eritrócitos – Vermelho, Leucócito – Amarelo e Plaquetas – Lilás
O sangue é constituído pelo plasma e pelas células sanguíneas que flutuam no plasma. O plasma contém 90% de água e várias substâncias dissolvidas, entre elas, albumina (4,5%), globulinas (2%), fibrinogênio (0,3%), glicose (0,1%) e outrassubstâncias em menor concentração (aminoácidos, hormônios, enzimas, Na+, PO, Uréia, etc.). Os elementos celulares do sangue são: Os glóbulos vermelhos (eritrócitos), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas sanguíneas. O sangue, devido a sua complexidade, e o fato de ser composto por células que exercem funções específicas, pode ser chamado de tecido, do ponto de vista funcional. O sangue nãoé um líquido; ele se encontra em um estado fisiológico normal, próximo à composição líquida, na verdade, mais próximo do estado de sol (gel diluído). O segundo aspecto é a observação da composição do sangue, e a terceira é a Avaliação da sua função. Para se conhecer a composição do sangue, a forma mais comum é a sua análise bioquímica e celular, por meio do hemograma. O sangue é compostobasicamente de Água (aproximadamente 90%), e é dividido em plasma (60%) e células. Na centrifugação do sangue não-coagulado, ocorre essa divisão, podendo se verificar que a parte mais densa (celular) é composta, principalmente, por hemácias, sendo denominada hematócrito. Embora o hematócrito seja toda a parte celular do sangue não-coagulado, no ponto de vista prático, pode-se caracterizar o hematócritocomo a quantidade de hemácias presente no sangue. O aumento do hematócrito significa o aumento na Quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, que pode ser derivado de uma policitemia (aumento do número de células do sangue), ou devido à perda de líquido sangüíneo. A contagem dos hematócritos é feita em relação ao plasma (parte líquida do sangue): proporção do sangue total ocupado pelos glóbulosvermelhos.

PRODUÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS
Os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, mais e plaquetas são produzidas na medula óssea, o tecido adiposo macio no interior de cavidades ósseas. Existem dois tipos de glóbulos brancos do sangue, linfócitos T e B, são também produzidos nos gânglios linfáticos e do baço, e os linfócitos T são produzidos e amadurecem no timo.No interior da medula óssea,todas as células sanguíneas são originárias de um único tipo de célula chamada de célula unspecialized haste. Quando uma célula-tronco se divide, que primeiro se torna um glóbulo vermelho imaturo, glóbulos brancos, plaquetas ou produtora de células. A célula imatura se divide, amadurece mais e, finalmente, torna-se um glóbulo vermelho maduro, glóbulos brancos, plaquetas ou.A taxa de produção...
tracking img