Sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pequena circulação: Começa no ventrículo direito, daí o sangue venoso é bombeado pela artéria pulmonar para os pulmões, lá ocorre a troca gasosa. Do pulmão então o sangue que agora é arterial volta para o coração pelas veias pulmonares até o átrio esquerdo.
Grande circulação: Começa no ventrículo esquerdo, o sangue arterial é bombeado pela artéria aorta, para todo o corpo humano. Então depois dese transformar em sangue venoso, o sangue volta através das veias cava inferior e superior para o átrio direito.
Sistema Linfático: é formado por uma rede capilar da qual saem os vasos ou canais coletores linfáticos para pequenas massas de tecido linfático em forma de ervilha chamadas linfonodos e desses para os canais coletores terminais que desembocam no sistema venoso esquerdo ou ductotorácico e o ducto linfático direito. Funções: drenar o excesso de líquido intersticial afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo; transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue para que este leve os nutrientes para todo o corpo; realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microrganismos na correntesanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.
Células T: começam a viver como células imaturas chamadas de células-tronco, ainda na infância, alguns linfócitos migram para o timo, onde amadurecem e se transformam em células T. Em condições normais, a maioria dos linfócitos em circulação no corpo são células T, sua função é a de reconhecer e destruir células anormais aocorpo. Os linfócitos T aprendem como diferenciar o que é próprio do organismo do que não é ainda no timo. Linfócitos T maduros deixam o timo e entram no sistema linfático, onde eles atuam como parte do sistema.

Células B: permanecem na medula óssea e amadurecem transformando-se em células B, elas reconhecem células e materiais “estranhos”. Quando essas células entram em contato com uma proteínaestranha, elas produzem anticorpos que aderem a superfície da célula estranha e provocam sua destruição. Derivados de uma célula tronco da medula óssea e amadurecem até transformarem-se em plasmócitos, os quais secretam anticorpos.
Linfonodos: estão intercalados entre os coletores e tem tamanhos diferentes, que variam entre o da cabeça de um alfinete e o de uma ervilha. Podem estar agrupados, emnúmero variável, formando as cadeias linfáticas que se localizam, de maneira constante, na axila, região inguinal, pescoço e pélvis. Os coletores que chegam ao gânglio são os aferentes e os que saem são os eferentes. Função do tecido linfoide: sintetizar os linfócitos e os macrófagos, elementos circulantes no sangue e encarregados da defesa imunológica e da erradicação das infecções que oorganismo pode ter.
Sangue: Parte líquida(plasma) – transporte de substâncias até as células, também transporta grande quantidade de gases como o CO2 e o O2.
Parte sólida(glóbulos e plaquetas) – Glóbulos Brancos: defesa do organismo, pela capacidade de fagocitose e pela produção de anticorpos; apresentam capacidade de diapdese, capacidade de alterarem a sua forma de modo a atravessarem os vasossanguíneos e passarem para a linfa. Glóbulos Vermelhos – transporte de O2 e CO2, através da hemoglobina. Plaquetas – coagulação do sangue. Embrião-feto – fígado, baço, medula óssea, gânglios, linfócitos. Jovem-adulto – medula óssea, baço, gânglios linfáticos.

Epicárdio - (mais externa) Fina camada visceral que reveste diretamente o coração. É uma víscera serosa: membrana que deriva do revestimento daprimitiva cavidade celomática;
Pericárdio - É um saco seroso de parede dupla, está localizado no mediastino médio, envolvendo o coração. Externamente, é constituído por uma espessa lâmina de tecido fibroso denso - pericárdio fibroso. Internamente por uma membrana transparente chamada pericárdio seroso;
Miocárdio - Uma camada média, e mais espessa, da parede do coração, formada por músculo...
tracking img