Relatorio de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO


Administrar pessoas significa lidar com todos que participam de organizações. Mais do que isso, significa administrar os demais recursos, fazendo a interação entre organizações e pessoas, o que constitui a base fundamental a qual funciona a Administração de Recursos Humanos.
Nesse sentido, as empresas do grupo Holcim (Brasil) S.A. buscam sempre tratar seus colaboradorescomo pessoas, não como peças mecânicas de um processo, e sim mostrando sua importância dentro do processo produtivo e demais aspectos organizacionais, dando-lhes incentivos para suas realizações profissionais e pessoais com os recursos oferecidos pela empresa.
Dentre os recursos estão diversos programas, tais como: a busca de melhor qualidade de vida e motivação; os programas de treinamentorealizados em toda a fábrica visando à qualificação de mão-de-obra; adequação do produto Cimento a suas utilizações buscando a melhoria contínua deste processo; a comunicação do estilo empresa/colaborador e empresa/família, estreitando a linha de comunicação entre as três partes; a disponibilidade de benefícios como auxílio estudo, auxílio farmácia, plano de saúde, plano odontológico e lazer, dentreoutros. Os benefícios também são extensivos aos familiares, fazendo com que os colaboradores fiquem satisfeitos e motivados por trabalharem em uma empresa do Holcim (Brasil) S.A..
Sendo assim, venho a desenvolver este relatório na área de Recursos Humanos/Treinamento e desenvolvimento, um canal entre todos os setores e departamentos da Empresa junto às Gerências e Diretorias, que objetiva conduzirsuas atividades em harmonia, num clima de franqueza e honestidade na relação entre as pessoas, a fim de facilitar a realização humana no trabalho. Busquei aprender todas as práticas repassadas durante o estágio, bem como analisar, questionar e opinar sobre as mesmas e, ainda, fazer uma correlação da prática com a teoria exposta em livros e estudada em sala de aula.2- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

No Brasil desde 1951, através do grupo suíço Holderbank. a Holcim se tornou líder mundial em cimento, concreto e agregados e a 4ª maior em operação no Brasil. Naquele ano, a primeira subsidiária brasileira, denominada Sacomex (Sociedade Extrativa de Calcário Ltda), foi incorporada à companhia. Em 1953, o Grupo Holderbank adquire a fábrica de cimentoIpanema, localizada em Sorocaba (SP).
A empresa possui operações na região Sudeste e no Distrito Federal e emprega cerca de duas mil pessoas e tem sua gestão orientada pelos princípios do Desenvolvimento Sustentável. Em setembro de 1973, a construção da Ciminas (Cimento Nacional de Minas S/A) foi concluída e as atividades foram iniciadas. Naquele momento, a fábrica, localizada em Pedro Leopoldo (MG),foi considerada um modelo de tecnologia para a indústria cimenteira na América Latina. O projeto de expansão da unidade é concluído em 1984. Essa ampliação permitiu um aumento da capacidade instalada da fábrica para 2,65 milhões de toneladas de cimento ao ano. Dessa forma, nos anos 1980, a produção cimenteira do Grupo no Brasil, somando o volume das fábricas de Pedro Leopoldo (MG) e Ipanema(atual Sorocaba, SP), ultrapassou a marca dos 3 milhões de toneladas ao ano (t/ano).
No ano de 1996 o grupo suíço Holderbank (atual Grupo Holcim) reavalia seus projetos de expansão no País e adquire o Grupo Paraíso, composto por quatro fábricas de cimento que respondiam por uma capacidade produtiva de 2,2 milhões de t/ano. Nessa mesma época acontece a aquisição das empresas Concretex e PedreirasCantareira. O grupo Ciminas passa então a se chamar Holdercim Brasil S.A. A capacidade instalada da empresa amplia para 5,2 milhões de t/ano de cimento, tornando-se uma das líderes do mercado brasileiro.
Buscando uma melhor visibilidade do mercado a operação brasileira segue a orientação da matriz e assume a nova marca mundial Holcim e passa a ser reconhecida como uma empresa e que integra um grupo...
tracking img