O real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O real é a moeda corrente no Brasil. Após sucessivas trocas monetárias (réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, novamente cruzeiro e cruzeiro real), o Brasil adotou o real em 1994, que,aliado à drástica queda das taxas de inflação, constituiu uma moeda estável para o país. Foi implantado no mandato do presidente Itamar Franco, sob o comando do então ministro da Fazenda, FernandoHenrique Cardoso, depois eleito presidente da República.

Estima-se que hoje existam mais de oito milhões de moedas perdidas do real.
urgido de uma conjuntura de descontrole da inflação que geravainstabilidade econômica, pretendia-se uma moeda mais forte e merecedora de mais confiança do que suas predecessoras, filhas de outros planos econômicos que não vingaram. O nome escolhido, "real",coincide com o nome da primeira moeda do Brasil (plural: réis). O sentido do termo remete à ideia de realidade, muito em referência à confiança que lhe era depositada, tendo como índice primitivo a unidadereal de valor.
A moeda foi criada pelo Plano Real em regime cambial fixo em relação a um conjunto de moedas liderado pelo dólar dos Estados Unidos, no início com aproximadamente o mesmo valor queeste último. Isto significava que o real tinha um teto e um piso previamente definido para que o valor da moeda flutuasse. Caso a cotação chegasse ao teto, o Governo se comprometia a vender dólares eforçar queda de cotação. O inverso acontecia quando a cotação atingia o piso. Contudo, surpreendendo muitos, o real valorizou-se logo após ser lançado; em um processo que beneficiou pessoas que ao mesmotempo decidiam quanto à valorização do real e jogavam no mercado financeiro em posições cambiais.[carece de fontes?] Depois de uma curto período de valorização no final de 1994 e início de 1995, quandoreal chegou a valer 1,20 USD (câmbio comercial, 31/03/1995), o controle do Banco Central resultou na numa desvalorização gradual da moeda, de 1 R$ : 1 USD em 1995 para cerca de 1,2 : 1 no final de...
tracking img