Metodologia da pesquisa cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

Introdução 03
Justificativa 04
Definição do problema 05
Objetivos 06
Metodologia Utilizada 07
Análise e Apresentação dos Resultados 08
Conclusão 18
Referências 19
Apêndice 20

INTRODUÇÃO

A chamada “Era da Informação” pela qual passamos já provocou e ainda provoca inúmeras mudanças no mercado globalizado que vivemos. Neste também, os consumidores estão cada vezmais exigentes e conseqüentemente cobram das empresas mais qualidade, melhores preços, maiores prazos e agilidade/cordialidade no atendimento.
A excelência no atendimento da empresa levará a satisfação do cliente e a conseqüente fidelização deste consumidor, o que pode alavancar um “marketing” da empresa pelos seus próprios consumidores, o verdadeiro boca a boca. Através disso poderemos criar achamada vantagem competitiva sustentável, algo cada vez mais imprescindível no mercado globalizado.
Enfim, precisamos encantar os clientes através do atendimento às suas necessidades.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a visão do consumidor a respeito do atendimento prestado pela empresa em questão, uma drogaria, com o intuito de diagnostar se existe algum ponto adesenvolver/aprimorar para que a mesma continue mantendo e também aumentando sua quantidade de clientes.
Por fim, os dados colhidos serão analisados e organizados e, posteriormente, disponibilizados a empresa, para que a mesma vise sempre a credibilidade e a satisfação de seus clientes.

JUSTIFICATIVA

A empresa na qual foi realizada esta pesquisa de campo é uma drogaria, nome fantasia -Nossa Senhora Aparecida (ramo farmacêutico) que fica situada em um bairro afastado do centro da cidade.
Atualmente conta com seis atendentes, dois moto-boy, uma farmacêutica, uma técnica em enfermagem, uma administradora - que é filha da proprietária - e a representante que é a proprietária.
Segundo a proprietária, apesar de possuir uma clientela fiel, busca sempre aprospecção de novos clientes, e para isso conta com serviço de tele-entrega gratuito (a partir de um valor específico) e também com atendimento 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, o que é um diferencial no bairro.
Ela também pretende utilizar as informações desta pesquisa para, num futuro próximo, examinar a possibilidade de abrir uma filial no centro da cidade, onde aconcorrência é maior.
Não esquecendo que, a mesma conta com um diferencial que é a disponibilidade de atendimento ambulatorial para aplicações de medicamentos (injeções) e verificação da pressão arterial dos clientes.
Em razão das informações disponibilizadas pela proprietária, resolvemos escolher a empresa para verificar qual o seu diferencial em atendimento, visto que jáouvimos comentários sobre tal qualidade, tanto de clientes assíduos como de novos clientes.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Atualmente a competitividade entre as empresas vem aumentando significativamente, não importando em qual setor a mesma esteja inserida. E, no ramo da saúde, mais especificamente no ramo farmacêutico, não é diferente. Além das empresas “físicas” existem as empresasvirtuais, as quais aumentam consideravelmente a concorrência.
Precisamos ter em mente que para manter-se competitivo neste mercado globalizado necessitamos saber quais são as verdadeiras necessidades de nosso cliente, mas sempre a frente da concorrência.
Tendo por base algumas opiniões/sugestões de clientes mais assíduos a farmácia, a proprietária sentiu necessidade detentar atender as exigências dos mesmos, para consequentemente evitar perdê-los para a concorrência.
Com esta constatação a proprietária sentiu-se extremamente satisfeita em colaborar com a nossa pesquisa, visto que a mesma (a pesquisa) também iria colaborar com o bom andamento de seus negócios.
E, através desta pesquisa, podemos levantar quais realmente são os atributos...
tracking img