O racismo na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O RACISMO NA ESCOLA

“Um dia a gente aprende que há o preto e o branco”.
Nesta frase fica claro que até certa idade, a criança ainda não sabe distinguir as diferenças. Quando ela cresce epassa do seu convívio familiar para um convívio social, a escola, a igreja etc., ela começa a enxergar que existem diferenças de valores culturais e raciais. É nesta hora que há a importância deensinar como lidar com essa questão.
Temos um relato de uma menina negra de seis anos, cursando a educação infantil, que disse para a mãe: - Quero tomar banho de lama branca, para ficar branca.Pois sua melhor amiguinha da classe havia dito que não poderia brincar mais com ela, porque ela era preta.
A mãe foi falar com a professora, que tomou a decisão de chamar a mãe da criançaenvolvida. Ela explicou que a filha tinha ouvido em uma briga de seu tio com o amigo, chamar o amigo de preto sujo.
A professora pediu para a mãe que esclarecesse à filha o ocorrido, e passou oassunto a direção da escola.
Neste caso acreditamos que a melhor forma de lidar com o racismo na escola é primeiro descobrir se os fatos são verdadeiros, se confirmados, não agir por impulso,para não tomar atitudes precipitadas. Não deixar que a situação se transforme em agressão física. Chamar os responsáveis das crianças, para esclarecimentos.
Fazer uma discussão aberta paraesclarecer as dúvidas das crianças, através de um projeto pedagógico sobre diferentes culturas e raças.
Os professores enfrentam muitas dificuldades, muitos não estão preparados ou não têmconhecimento suficiente sobre o assunto, para trabalhar com este tema. Faltam materiais didáticos e para-didáticos específicos, além dos próprios tabus e preconceitos enfrentados em sala de aula.
Pararesolver essa situação precisamos de algumas ações que vão além da educação. E o primeiro passo é reconhecer que existe preconceito no Brasil. O segundo é denunciar as ações de racismo. Também é...
tracking img