O que e moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4672 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É MOEDA
Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

É importante perceber que existem diferentes definições de “moeda”: (i) o dinheiro, que constitui as notas (geralmente empapel) a moeda (a peça metálica); a moeda bancária ou escritural, admitidas em circulação; e, a moeda no sentido mais amplo, que significa o dinheiro em circulação, a moeda nacional. Em geral, a moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor. O dinheiro está associado a transações de baixo valor; a moeda (no sentido aqui tratado), por sua vez,tem uma definição mais abrangente, já que engloba, mesmo no seu agregado mais líquido não só o dinheiro, mas também o valor depositado em contas correntes.
A Importância
Moeda é a unidade representativa de valor, aceita como instrumento de troca. É hoje parte integrante da sociedade, controla, interage e participa dela, independentemente da cultura. O desenvolvimento e a ampliação das basescomerciais fizeram do dinheiro uma necessidade. Sejam quais forem os meios de troca, sempre se tenta basear em um valor qualquer para avaliar outro. Em épocas de escassez de meio circulante, a sociedade procura formas de contornar o problema (dinheiro de emergência), o importante é não perder o poder de troca e compra. Podem substituir o dinheiro governamental: cupons, passes, recibos, cheques, vales,notas comerciais entre outros.
QUAL A FUNÇÃO DA MOEDA
A função da moeda suscita a distinção entre preço absoluto e preço relativo. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter uma unidade de um bem, ou seja, é o valor expresso em moeda. O preço relativo exige que se considere dois preços absolutos, uma vez que é definido como um quociente. Assim, P1 e P2 designam os preçosabsolutos dos bens 1 e 2, respectivamente. P1/P2 é o preço relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Ou seja, é a quantidade de unidades dos bem 2 a pagar por cada unidade do bem 1.
Origem E Evolução Da Moeda
Esta abordagem tem como objetivo analisar a origem e a evolução da mercadoria moeda, dos períodos decorrentes da antiguidade até os períodos hodiernos, da nossa sociedade,ressaltando suas diferentes fases e funções.
Na visão de Wassily Leontieff (2005), a moeda é a mercadoria que serve de equivalente geral para todas as mercadorias. Sua origem e evolução podem ser explicadas e definidas em seis fases distintas, como:
1-A ERA DO ESCAMBO: BOI E SAL – é a época em que o homem vivia em pequenas comunidades e se utilizava da vegetação e da caça disponível na região para sealimentar e para o sustento da família. Essas comunidades foram crescendo, se multiplicando e se expandindo, e formando outros núcleos familiares, que procuravam delimitar suas áreas plantio de alimentos e de caça para subsistência dos núcleos. Tem-se ai o inicio do processo de racionalização de atividades agrícolas, enquanto uns núcleos se dedicavam ao cultivo de tubérculos, outros cultivavam grãos eoutros se dedicavam á caça. Essa economia primitiva funcionava á base de escambo, que se define pela pura e simples troca de mercadorias, e as de mais valor eram o boi e o sal.
2-A ERA DA MERCADORIA MOEDA: a evolução da sociedade impõe a necessidade de se facilitar as trocas de mercadorias. O homem passa a eleger um único produto como referencial de troca para as mercadorias, algo que tivessevalor e fosse aceito por todos como tal. É a passagem da troca, do escambo de um produto por outro, para as trocas indiretas,feitas através de algo com valor intrínseco. Alguns exemplos:
a)da Antiguidade até 410:
no Egito a moeda era o cobre;
na Índia era os animais domésticos, arroz e metais;
na China era, conchas , seda, sal e cereais.
b)na Idade Média, de 410 a 1.453:
na Alenanha, a moeda...
tracking img