Equilibrios quimicos - incompleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Começando:

Equilíbrio químico é um "fenômeno" muito comum, que sempre ocorre nas mais diversas situações.
A partir do momento em que o homem descobriu o equilíbrio químico e conseguiuentendê-lo, muitos fenômenos puderam ser explicados e, em alguns casos, até controlados para beneficiar a sociedade humana.

Exemplos de fenômenos comuns envolvendo equilíbrios químicos:

Corais[pic][pic]
Os corais desempenham funções importantes no ecossistema tais como substrato para algumas espécies e habitat para outras. Quimicamente são considerados um sólido composto porcarbonato de cálcio (CaCO3).
[pic]

Atmosfera terrestre

[pic][pic]

Em elevadas altitudes, ocorre o equilíbrio químico entre os gases oxigênio e ozônio : O2 + O = O3
Para manter esseequilíbrio, que é uma situação dinâmica, há consumo de energia. Isto acaba impedindo que radiações energéticas cheguem até a superfície do planeta.

Água

[pic]

O Conceito
Equilíbrio químico éuma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes. Foiestudado pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essai de statique chimique de 1803.

“Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentesse transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, enão se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade deproduto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis.”...
tracking img